Sociologia, perguntado por alissonfacebook, 1 ano atrás

No começo do século XX, o escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs (1875-1950) deu início à publicação de uma série de histórias cujo personagem central era um homem criado desde criança por grandes macacos na África. Era filho de um casal de nobres ingleses mortos após o naufrágio do navio que viajava pela costa africana, seu nome era John Greystoke. Os macacos que o criaram, porém, o chamavam de Tarzan. Sucesso imediato entre os leitores, Tarzan logo passou para as telas de cinema e para as histórias em quadrinhos, encantando sucessivas gerações. Nas histórias, Tarzan aprendeu a ler sozinho, com a ajuda apenas de um livro encontrado em uma cabana. Além disso, demonstrava sentimentos nobres e humanos e defendia valores semelhantes aos da sociedade em que viveu o escritor.

1- Explique por que é impossível a um ser humano, em condições de isolamento social ter as características e comportamentos semelhantes ao do Tarzan

2- Explique o que é:
A) Sociabilidade:

B) Socialização:

3- Qual é o papel da família no processo de Socialização?

4- Explique a diferença entre instituição e grupo social.

5- Cite exemplos de instituição e grupo social.

Soluções para a tarefa

Respondido por MCL97
7

1) O ser humano é capaz de se .... Explique por que é impossível a umser humano, em condições de isolamento social ter as características e comportamentos semelhantes ao do Tarzan.

2) Característica do que é sociável.

3) A socialização é um processo que implica interação social, entre o individuo que está a ser socializado e a sociedade que o envolve. Este processo tem inicio na primeira infância e prolonga-se ao longo da vida, denominando-se de socialização primária a que ocorre na primeira infância e socialização secundária a que ocorre a partir da fase da adolescência.

4) Instituição social - É aquela que tem personalidade jurídica de atuação nas áreas sociais como exemplo, uma instituição filantrópica que cuida de crianças comprovadamente carentes, idosos, portadores de necessidades especiais, ou órgãos governamentais como secretarias das prefeituras específicas que cuida do bem estar social das pessoas do município e assim por diante. 
E grupo social-Em sociologia, um grupo é um sistema de relações sociais, de interações recorrentes entre pessoas. Também pode ser definido como uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características, interajam uns com os outros, aceitem direitos e obrigações como sócios do grupo e compartilhem uma identidade comum — para haver um grupo social, é preciso que os indivíduos se percebam de alguma forma afiliados ao grupo. 

5) Podemos definir que grupo social é uma forma básica de associação humana que se considera como um todo, com tradições morais e materiais. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes. Um grupo de pessoas que só apresenta uma serialidade entre si, como em uma fila de cinema, por exemplo, não pode ser considerado como grupo social, visto que estas pessoas não interagem entre si. 
Os grupos sociais possuem uma forma de organização, mesmo que subjetiva. Outra característica é que estes grupos são superiores e exteriores ao indivíduo, assim, se uma pessoa sair de um grupo, provavelmente ele não irá acabar. Os membros de um grupo também possuem uma consciência grupal (“nós” ao invés do “eu”), certos valores, princípios e objetivos em comum. 
Os grupos sociais se diferem quanto ao grau de contato de seus membros. Os grupos primários são aqueles em que os membros possuem contatos primários, mais íntimos. Exemplos: família, grupos de amigos, vizinhos, etc. 

Abraço


Perguntas interessantes