Português, perguntado por lucas2017pvh, 1 ano atrás

No Classicismo, o conceito trovadoresco do amor, no qual a mulher é idealizada e inacessível, foi aprofundado e enriquecido com as concepções filosóficas de Platão.

A) Pode-se dizer que o poema lírico de Camões "Os Lusíadas" expressa a visão neoplatônica do amor? Por Quê?

B) Releia a última estrofe do poema, e tendo em vista as concepções do neoplatonismo renascentista, explique a ideia presente no verso: "...quanto mais vos pago, mais vos devo", que encerra o poema.

Soluções para a tarefa

Respondido por victoriaregia23
535

A) Sim. Na visão neoplatonica a partir de um amor puro, o indivíduo liberta-se das realidades ilusórias e contempla o belo em si, é o que ocorre com o eu lírico nesse soneto, ele abdica de tudo que caracteriza e ainda sim conhece a bem aventurança de sentir- se pleno.

B) É valorizado o amor puramente idealizado, espiritualizado, não físico. A idéia presente é que o amante contenta de ver só os olhos da amada, e termina dizendo que não pede nada em troca pois quanto mais lhe dá mais sente que lhe deve.

Respondido por Matheusieti
132

A) Correto. No amor puro o indivíduo está livre das realidades ilusórias.

B) O amor idealizado é valorizado, ou seja, não o amor físico mas aquele espiritualizado.

O Classicismo em Portugal surgiu por volta de 1527, a partir das renovações literárias propostas por Francisco de Sá.

Uma de suas características principais era a pureza formal das coias assim como o equilíbrio natural.

Além disso, podemos apresentar autores de grande importância como Luís de Camões, com uma literatura de referência em Os Lusíadas;

Fernão Mendes Pinto;

Bernardim Ribeiro;

Fernam Mendez Pinto, entre outros que rebuscavam nesse movimento a imitação dos modelos clássicos greco-romanos, na busca pela perfeição, e, pelo equilíbrio do rigor estético.

Por fim, o classicismo utilizou o resgate ao mundo antigo, trazendo elementos da antiguidade como um padrão a ser evidenciado.

Sobre o Trovadorismo:

https://brainly.com.br/tarefa/16509923

Anexos:
Perguntas interessantes