No circuito elétrico representado na figura, o módulo da diferença de potencial entre os pontos A e B é:
A) 2V
B) 4V
C) 6V
D) 8V
E) 10V
Gabarito é C, quero a explicação.
Obrigada.
Soluções para a tarefa
- ENTENDENDO O CIRCUITO
Podemos perceber que existem duas associações neste circuito. Associação em série e em paralelo. Logo, podemos ver que é um circuito misto, que tem os dois tipos de associação. Neste tipo de circuito devemos primeiro resolver a parte em série e depois a parte em paralelo, para que assim fique mais fácil de acharmos as informações necessárias.
- ASSOCIAÇÃO EM SÉRIE
Aqui vamos fazer as possíveis associações em série. Veja que tanto no ponto A quanto no B, temos duas resistências em cada ponto. O que vamos fazer é calcular a resistência total de cada ponto.
Ra = Resistência total do ponto A
Rb = Resistência total do ponto B
- ASSOCIAÇÃO EM PARALELO
Já conseguimos descobrir a resistência de cada ponto. Agora, imagine que em cada ponto há apenas uma resistência, que cada uma tem o valor de 6 Ω, que é o que foi calculado.
Agora iremos descobrir a resistência total do circuito inteiro. Veja:
- DESCOBRINDO A CORRENTE ELÉTRICA
Iremos calcular a intensidade da corrente elétrica nesse circuito. Já que ambos os pontos têm os mesmos valores de resistência elétrica, irão receber a mesma corrente. A corrente irá se dividir para cada ponto.
- DDP ENTRE OS PONTOS
Para responder essa pergunta, não eram necessários todos esses cálculos. Quando vimos que a resistência elétrica do ponto A e B são a mesma, bastava dividirmos o valor da tensão pelos dois pontos.
É desse modo que descobrimos a DDP entre os pontos A e B. É bem mais fácil do que você imaginava, não?