Biologia, perguntado por stelinhamartin, 1 ano atrás

No caso de Mariana, uma das possíveis causas do desastre foi que a distância entre os rejeitos da mineradora e a barragem não era suficiente, tanto do ponto de vista de estrutura de projeto quanto em caso de desestabilização da pilha de rejeitos, ou por conta de algum processo de erosão natural do solo. Não só a quantidade de resíduos gerada deveria ter sido considerada, mas também os impactos decorrentes de sua composição, em caso de rompimento da estrutura da barragem.
 
Analise a seguir os impactos ambientais causados pela lama:
 
I. Desestruturação química e infertilidade do solo.
II. Destruição da vegetação local.
III. Assoreamento dos rios.
 
Com base no texto e nos impactos listados, é possível afirmar que:
Escolha uma:
a. Mesmo sem ser apresentada como uma mistura tóxica, a lama resultante do rompimento da barragem contém metais pesados em concentração suficiente para prejudicar os ecossistemas, com impactos nos rios, na fauna, no solo e na agricultura.
b. Somente a quantidade de resíduos gerados deveria ter sido considerada, uma vez que arsênio, chumbo e manganês não são tóxicos e não causam impactos ambientais.
c. Podemos citar ainda, como impactos ambientais, o encerramento da operação no local, custo de reparação da área degradada, ações judiciais e respectivas penalidades, custos de imagem, entre outros, que serão enfrentados pela organização no curto e médio prazo.
d. Podemos citar ainda, como impactos ambientais, a disseminação de doenças, o elevado número de desabrigados, indisponibilidade de recursos e o risco de contaminação da população, causado pela ingestão de água e alimentos que tiveram contato com a lama.
e. Entender e considerar os impactos que a atividade econômica das organizações pode causar à sociedade, ao meio ambiente e à economia não deve ser prioridade para a Gestão Ambiental, uma vez que, devido ao alto risco do negócio, não há como mitigar os impactos, caso estes ocorram.

Soluções para a tarefa

Respondido por sssmartins
55
Mesmo sem ser apresentada como uma mistura tóxica, a lama resultante do rompimento da barragem contém metais pesados em concentração suficiente para prejudicar os ecossistemas, com impactos nos rios, na fauna, no solo e na agricultura.

anubiasouza: CORRETO
26thaise: CORRETAAA
leidianatorquato: Correta
Perguntas interessantes