No Brasil República, as bases administrativas eram voltadas para a Teoria Geral da Administração. Neste período, as reformas organizacionais aconteceram com mais força nos Estados e também na educação. Alguns reformistas da educação, como Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo, entre outros, instituíram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova ( 1932). Inspirados nas ideias político-filosóficas de igualdade entre os homens e do direito de todos à educação, esses intelectuais viam em um sistema de ensino público, livre e aberto; o único meio efetivo de combate às desigualdades sociais da nação. Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era: Autoritário, pois determinava o ensino como obrigatório. Inovador, pois compreendia a educação como direito social. Elitista, pois compreendia a educação como direito da classe dominante.
Soluções para a tarefa
Olá!
Resposta:
O processo de desenvolvimento da educação formal no Brasil se deu por diversas maneiras. No que tange ao processo derivado do Manifesto dos Pioneiros, temos como seguinte compreensão:
I. As proposições do Manifesto foram amplamente discutidas na sociedade.
Correto. O processo de ascensão deste modelo educacional se deu por meio da participação popular, o que foi, de fato, inovador. Iso também mostra o caráter democrático deste processo.
PORQUE
II. Se chocavam às ideias do movimento conservador, associado ao pensamento católico e ao governo autoritário.
Correto. Entendendo-se, aqui, o termo "conservador", como, de maneira equivocada, ligada ao autoritarismo, podemos dizer que essa é uma afirmativa correta.
Resposta:
A AFIRMATIVA II ESTÁ CORRETAS
Explicação:
Inovador,pois compreendia a educação como direito social.
FAEL