No Brasil, principalmente a partir da década de 90, houve o surgimento de documentos oficiais, como a Constituição da República federativa do Brasil e o código de defesa do consumidor, que esclarecem os direitos dos cidadãos, propiciando o desenvolvimento de programas de garantia da qualidade pelas instituições públicas e privadas relacionadas a saúde. Estes programas surgiram com o intuito de incentivar um atendimento melhor para todos e melhorar o relacionamento entre pacientes e profissionais da saúde(apm/crm, 1998; -sp, 1995). Com este avanço, surgiram organizações normativas, construídas em três tipos indicadores:
Soluções para a tarefa
Resposta:
No Brasil, principalmente a partir da década de 90, houve o surgimento de documentos oficiais, como a. Constituição da República Federativa do Brasil e o Código de Defesa do Consumidor, que esclarecem os. direitos dos cidadãos, propiciando o desenvolvimento de programas de garantia da qualidade pelas
Os três tipos de indicadores das organizações normativas são: Estrutura; Processo; Resultado.
Sobre os indicadores estruturais, uma das principais premissas é que não somente comentam apenas da estrutura física do local, mas também dos recursos que a unidade hospitalar obtêm a disposição.
Já os indicadores relacionados aos processos e os resultados se interligam, porém a principal diferença está relacionada que os indicadores de processo não tem o foco principal em resultados, sendo o resultado uma das métricas.
Para mais informações sobre o tema proposto nessa questão, acesse: