No Brasil, os republicanos que lutaram contra o Império estavam divididos em dois grupos. Escreva um pequeno texto identificando esses grupos e explicando suas propostas.
Texto pequeno por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
A luta contra a monarquia brasileira e a sua derrubada em 1889 trouxeram à tona um debate sobre os projetos republicanos e a forma de organização estatal que se daria após o golpe que depôs D. Pedro II. Nesse debate, três projetos republicanos principais se destacaram.
O primeiro a ser citado foi o projeto republicano liberal defendido principalmente pelas elites agrárias, principalmente os cafeicultores de São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo era formar um Estado liberal que garantisse a participação de uma maior parcela da população na vida pública.
O segundo foi o projeto republicano jacobino, ou radical, defendido por alguns setores sociais urbanos. Eles espelhavam suas propostas na República Francesa instaurada em 1793 e comandada por Danton e Robespierre
Existia uma divisão clara entre os republicanos: os que defendiam a descentralização de poder e os que acreditavam que o presidente precisava apresentar mais poderes com o objetivo de consolidar a república.
Existia a presença de Júlio de Castilhos como o líder dos republicanos que eram conhecidos como chimangos. Esse grupo defendia a ideia de um Executivo forte em que o presidente tivesse poderes amplos. Ele era um aliado do presente da época: Floriano Peixoto.
O outro grupo era conhecido como os maragatos que tinham Gaspar Silveira Martins como Líder e que defendia a ideia de uma descentralização do poder. Também defendia a ideia de implantação do parlamentarismo.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/19869941
Espero ter ajudado.