No Brasil, o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) foi institucionalizado pela Portaria 1156/MS, de 31 de agosto de 1990. Trata-se de um valioso instrumento de apoio às ações de promoção da saúde que o Ministério da Saúde oferece aos profissionais da área e aos gestores do Sistema Único de Saúde, visando aumentar a qualidade da assistência à população.
BRASIL. Ministério da Saúde. Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. Orientações básicas para a coleta, o processamento, a análise de dados e a informação em serviços de saúde. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, DF: Ministério da Saúde: 2004.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir, em relação aos objetivos e atuação do SISVAN:
I. Atenuar os impactos da transição nutricional na população brasileira.
II. Monitorar a situação alimentar e nutricional da população.
III. Diagnosticar o estado nutricional e direcionar ações que visem melhorar a saúde da população.
IV. Realizar campanhas de vacinação em toda a população.
São considerados objetivos e atuação do SISVAN:
Escolha uma:
a.
I, II, III e IV.
b.
I, II e III, apenas.
c.
II, III e IV, apenas.
d.
I, II e IV, apenas.
e.
I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
28
Resposta:
Olá!
I, II e III, apenas. Corrigido Pelo AVA.
Respondido por
4
Resposta:
I, II e III, apenas.
Explicação:
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) foi pensado para servir, ao mesmo tempo, como um sistema que avisasse precocemente possíveis desastres nutricionais e como um método de monitoramento de tendências numa situação de privação crônica, subsidiando o planejamento multissetorial. Assim, seria imprescindível que estivesse, estreitamente vinculado, a organismos responsáveis pela execução de políticas e gerasse informações oportunas.
Perguntas interessantes