No Brasil, o sistema de transporte depende do uso de combustíveis fósseis, ou seja, derivados do petróleo, como diesel e gasolina , cuja energia é convertida em movimento de veículos. Para esses combustíveis, a transformação de energia química em energia mecânica acontece:
10 pontos
na combustão, que gera gases quentes para mover os pistões no motor
nos eixos, que transferem torque às rodas e impulsionam o veículo
na exaustão, quando gases quentes são expelidos para trás
na ignição, quando a energia elétrica é convertida em trabalho
Soluções para a tarefa
Resposta:
Atentos a novas oportunidades de eficiência e alinhada com as demandas da sociedade, estamos preparados para introduzir no Brasil um novo tipo de biocombustível: o diesel renovável. Já podemos implementar nas nossas refinarias uma tecnologia capaz de processar o diesel de petróleo junto com o óleo vegetal ou gordura animal. O produto fruto dessa mistura é o Diesel RX, cujo percentual de diesel renovável na mistura pode ser 5% (Diesel R5), 12% (Diesel R12) ou mesmo superior.
O diesel renovável é reconhecido como um biocombustível avançado e que, em comparação com o biodiesel éster atualmente misturado ao diesel de petróleo, reduz a emissão de poluentes e melhora o desempenho dos motores.
O diesel renovável é um produto quimicamente idêntico àquele que vem do petróleo, porém com conteúdo de origem vegetal ou animal em sua composição.