No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações surgiu m 1973 e a partir da evolução foi observado a redução do número de mortes por doenças imunopreveníveis. Sobre esse programa podemos afirmar: O calendário vacinal não abrange adolescentes e meninos, apenas as meninas em idade fértil entre 12 a 49 anos, recebem a dupla bacteriana, contra tétano e difteria. Os idosos que estão hospitalizados podem ser imunizados contra gripe, tétano e difteria. O calendário de vacinação infantil é fixo, não sofrendo nenhuma alteração periódica, exceto quando ocorre algum surto de nova doença. Os idosos atualmente são imunizados contra gripe, tétano e difteria, em todos os postos do país, quando estão em institutos de longa permanência. O Programa Nacional de Imunização objetiva alcançar a imunização de 100% das crianças menores de 1 ano com todas as vacinas indicadas no calendário básico, de forma homogênea em todos os municípios e em todos os bairros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Programa Nacional de Imunização objetiva alcançar a imunização de 100% das crianças menores de 1 ano com todas as vacinas indicadas no calendário básico, de forma homogênea em todos os municípios e em todos os bairros.
Explicação:
Com o objetivos de combater as mais variadas doenças desde os primeiros momentos da vida, ainda na gestação até a idade madura, foi criado o Programa Nacional de Imunizações.
Programa Nacional de imunizações
Durante toda sua história o Brasil sempre enfrentou sérias questões ligadas à saúde pública, como pandemias e endemias que se traduziram em grandes surtos de doenças como:
- sarampo, varíola, poliomielite, gripes diversas.
- Outras como a rubéola, difteria, tétano, febre amarela, dentre muitas outras,
- e a mais recente pandemia que se espalhou rapidamente pelo mundo todo: a síndrome respiratória do Covid 19.
Sem duvida alguma os resultados e respostas tomariam um rumo mais trágico se não fosse o Programa Nacional de Imunizações. Criado em 18 de setembro de 1973 e institucionalizado em 1975 − por meio da Lei 6.259, de 30 de outubro.
Vinculado ao Ministério da Saúde e ao Sistema Único de Saúde/SUS, O Programa Nacional de Imunizações, foi formulado com os objetivos de coordenar, garantir a continuidade e ampliar a abrangência das ações de vacinação, o que acontece de forma ampla e gratuita.
A plataforma UNASUS informa que: O programa de imunizações brasileiro oferece, de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 20 imunizantes para diversas doenças, sendo:
- 17 (dezessete) vacinas para crianças,
- 07 (sete) para adolescentes,
- 05 (cinco) para adultos e idosos
- 03 (três) para gestantes.
Porém vale lembrar que todo e qualquer programa de saúde só é possível quando se caminha em sistema de contrapartida, ou seja, o Programa Nacional de imunização oferta gratuitamente as vacinas, visando atingir até 100% da população público alvo das campanhas, o usuário do serviço deve procurar por este, para que esse percentual, ou algo próximo dele, seja atingido com sucesso.
Você poderá encontrar maiores informações sobre o Programa Nacional de imunizações, pesquisando em:
https://brainly.com.br/tarefa/53670326
#SPJ2