No Brasil, o interesse dos fabricantes de produtos alimentícios por novas possibilidades que agregassem outras funcionalidades além da nutrição começou por volta de1990, seguindo o aparecimento destas novas tendências no mercado mundial. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, órgão do MS responsável pela regulamentação e controle dos alimentos, ainda não estava preparada para receber este tipo de demanda. Foi somente a partir de 1998, com a contribuição de várias instituições e pesquisadores da área de nutrição, toxicologia, tecnologia de alimentos e outras que surge uma primeira proposta de regulamentação para estes novos produtos. Nesta época foi criada a Comissão Técnico-Científica de Assessoramento em Alimentos Funcionais e Novos Alimentos (CTCAF).
Soluções para a tarefa
Você esqueceu as alternativas.
Julgue as afirmativas a seguir com (V) para as Verdadeiras e com (F) para as Falsas:
( ) Avaliar pedidos de registro de novos alimentos sob o enfoque do risco à saúde do produtor.
( ) Avaliar a eficácia das alegações de propriedade funcional e/ou de saúde propostas, à luz da documentação científica apresentada.
( ) Assessorar a Anvisa em assuntos científicos relacionados à área de alimentos com alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde e novos alimentos.
( ) Avaliar a documentação científica para comprovação da segurança de uso de novos alimentos e ou novos ingredientes.
( ) Subsidiar a Anvisa na realização de eventos técnico-científicos, de interesse dos trabalhos da Comissão, que concorram para a ampla divulgação de conhecimentos e informações pertinentes ao controle sanitário de alimentos A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1: V, F, V, F, V.
Alternativa 2: F, V, V, V, F.
Alternativa 3: F, V, F, V, F.
Alternativa 4: V, V, V, F, V.
Alternativa 5: F, V, V, V, V.
Agora podemos, a alternativa 5 está correta.
A vigilância no setor da saúde, tem grande importância pois ela auxilia diretamente no fomento das políticas públicas que surgem como uma série de medidas para a proteção, cuidado, e, manutenção da sociedade como um todo.
Deste modo, ela pode se aplicar em diversos setores como por exemplo:
Na saúde;
Na educação;
Nos transportes;
Na segurança;
No lazer, entre outros.
Assim, cabe as gestões municipais, estaduais e federais organizar essas medidas e direciona-las como um todo.