No Brasil, na atualidade, o Nazismo / Fascismo existe? As manifestações que pregam ditadura militar, contra o STF, uso da bandeira nacional de forma extremada entre outras,formação de milicias podem ser características do Nazismo / Fascismo? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vejamos uma definição de fascismo
Explicação:
O fascismo defende ser necessária a mobilização da sociedade sob um estado totalitário de partido único para preparar a nação para o conflito armado e responder de forma eficaz às dificuldades econômicas. Acreditam que tal estado deva ser comandado por um líder forte, como um ditador ou governo militarista constituído por membros do partido fascista, capaz de forjar a unidade nacional e manter a ordem e estabilidade sociais. O fascismo rejeita a afirmação de que a violência é automaticamente negativa por natureza e acredita que a violência, guerra ou imperialismo são meios pelos quais se pode chegar ao rejuvenescimento da nação. Os fascistas defendem uma economia mista com o principal objetivo de atingir a auto-suficiência econômica do país por meio de políticas econômicas protecionistas e intervencionistas.
Agora, vejamos uma definição de nazismo:
O nazismo é geralmente considerado como uma forma de fascismo, mas o nazismo, em contraste viu o objetivo do estado no serviço de um ideal daquilo que o estado supostamente deveria ser: as suas pessoas, raças, e a engenharia social destes aspectos da cultura com o fim último de uma maior prosperidade possível para eles às custas de todos os outros (ver: Economia do fascismo). O nazi-fascismo também se caracteriza pelo seu virulento anticomunismo a ênfase na privatização.
Uma vez observadas ambas as definições, fica evidente que há no Brasil defensores de modelos que, apesar de não se definirem como nazistas, fascistas, ou nazifascistas, defendem ideias que são defendidas por estas linhas de pensamento, como a perseguição a pessoas de determinada "raça" (como os próprios fascistas se referem a uma etnia diferente),governo ditatorial, nacionalismo exacerbado, discursos imperialistas, falsa unidade nacional, discurso anticomunismo, entre outras ideias nocivas ao Estado Democrático. Portanto, pode-se afirmar sim que existem grupos, nazistas/fascistas no Brasil atual.
FORTE ABRAÇO! :)