ENEM, perguntado por IlanaMaiara193, 11 meses atrás

No Brasil há uma legislação federal específica que dispõe sobre a política nacional de arquivos pú cos e privados, sendo o Conselho Nacional de Arquivos o responsável pela gestão documental e proteção especial dos materiais que Ihe dizem respeito. Apesar da existência de uma política nacional de arquivos, os critérios de seleção e descarte de documentos são matéria de discussão entre os especialistas, a fim de definir quais entre eles apresentam "valor histórico" e, como tal, devem ficar acondicionados em arquivos permanentes. Outrossim, ao tempo em que se transforma a concepção do que seja "fonte histórica", é visível a ampliação do acesso que temos hoje a inúmeros acervos digitais, bibliotecas virtuais e outros espaços que permitem aos profissionais da história desenvolver afividades educativas e de pesquisa por meio da consulta a materiais aos quais, de outra forma, dificilmente teríamos acesso.A partir do texto, avalie as seguintes afirmações.A documentação digital, devido às suas especificidades e ao volume de produção, necessita da chamada certificação digital antes de poder ser considerada como fonte histórica.Os arquivos pú cos, assim como os virtuais, são instrumentos de conservação da memória e podem ser, também, espaços de atividades educativas.III. Os historiadores, atualmente, consideram que a natureza dos documentos históricos é variada de forma que bancos de imagens consfituem bons instrumentos de consulta para professores e pesquisadores.iv. A profusão de informações que circulam no mundo contemporâneo e a falta de políticas públicas para a preservação dessa memória impedirão que os historiadores do futuro interpretem corretamente o nosso presente.E correto apenas o que se afirma emA I e IIO II e III.C III e IVII I, II e IV.O I, III e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
2

A alternativa correta é a B – as assertivas II e III são verdadeiras.

A produção de fontes sobre a história moderna tem passado por um processo diferente, dada a quantidade de material disponível para análise na era digital e seu volume, com a disponibilidade de arquivos públicos, e são considerados instrumentos de conservação da memória.

Os historiadores da contemporaneidade consideram variável a natureza dos documentos históricos disponíveis, que também podem ser usados para fomentar a educação.

Perguntas interessantes