Em março de 2014 completaram-se cinquenta anos de um evento que marcou a história recente do Brasil. Este fato tem sido tratado por denominações diversas: revolução de 1964, revolução democráfica de 1964, golpe de 1964, contrarrevolução de 1964, entre outras. A maneira como este evento é nomeado é indicafivo do modo como ele é avaliado. Nomeá-lo de revolução democráfica de 1964 foi e é comum entre os militares e civis que apoiaram o evento e o período que se desdobrou entre 1964 e 1985. Entre eles, o evento tem sido comemorado desde 1965, como um período que restabeleceu a ordem social, o desenvolvimento econômico no Brasil, impedindo o avanço dos movimentos de esquerda.As reflexões críticas sobre o período entre 1964 e 1985 aparecem, sobretudo, na década de 1980, mas com o transcorrer do tempo tornaram-se mais amplas, envolvendo instituições, sujeitos e os próprios historiadores de ofício. Assim, nomear o período como sendo o de uma ditadura militar ou ditadura civil-militar têm sido as maneiras mais utilizadas pelos historiadores que estudam o assunto, no âmbito universitário. Verifica- se que a produção historiográfica recente tem preferido abordagens que apontam 1964 como ruptura na construção e consolidação da sociedade democrática iniciada em 1945.A respeito da historiografia brasileira acadêmica sobre o período citado, avalie as seguintes afirmações.I.Tem sido enriquecida pela produção de fontes, com destaque para os depoimentos orais, tais como os oriundos dos programas de história oral implantados em instituições de ensino e de pesquisa, envolvendo militares, militantes de esquerda, políticos e empresários.II.Carece de legitimidade cientifica pelo fato de tratar-se de um tema recente, a respeito do qual existe uma polêmica muito intensa, além de se basear em fontes de origem duvidosa.III.É mofivada pela perspecfiva de preservação da memória, pela compreensão do passado e pela denúncia dos atos de exceção que afingiram pessoas, instituições e empresas.IV.Envolve a reflexão sobre conceitos diversos, tais como: memória colefiva, disputa de memória, golpe de estado, ditadura militar, ditadura civil-militar, autoritarismo, entre outros, como forma de avaliar os desdobramentos da deposição do presidente João Goulart.É correto o que se afirma em @ II, apenas.O I e III, apenas.O II e IV, apenas.fú I, III e IV, apenas.O I, II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa correta é a D – as assertivas I, III e IV são verdadeiras.
A produção de fontes sobre o que houve durante o período ditatorial no Brasil tem sido enriquecido, especialmente com a atuação da Comissão da Verdade e dos estudos que tem surgido nas instituições públicas de ensino.
Ainda, a preservação da memória deve ser incentivada, uma vez que os atos que atingiram pessoas, coletiva ou individualmente, devem ser registrados e mantidos como memória coletiva, envolvendo toda a análise dos conceitos.
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Inglês,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás