No Brasil há representantes triatomídeos, como Panstrongilus megistus, Triatoma infestans e Triatoma brasiliensis, conhecidos vulgarmente como barbeiro, chupança bicudo. Esses insetos vivem em frestas de casas de pau-a-pique, coberturas feitas de sapé, galinheiros entre outros. A transmissão é basicamente vetorial, embora não se desprezem as vias transfusionais e congênita. Thomaz, M. C. A. Tópicos Especiais em Enfermagem II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. Considerando os sintomas da doença, avalie as afirmativas a seguir: I. Sinal de Romana ou complexo oftalmolinfonodal: de aparecimento súbito caracteriza-se por edema bipalpebral unilateral, indolor, de coloração rósea violácea, congestão e edema conjuntival. II. Chagoma de inoculação ou complexo cutâneo linfonodal: podem aparecer em qualquer lugar, especialmente no rosto, caracterizando-se por lesões enduradas, róseo violáceas, furunculóide, e edema central discreto. III. Na fase aguda, na sua grande maioria, os indivíduos infectados são identificados. Além dos sinais de porta de entrada podemos observar febre diária, mal-estar, mialgias, astenia, anorexia, cefaleia, hepatoesplenomegalia, linfadenopatia generalizada, anemia, cardiomegalia e arritmias. IV. Na fase crônica, indeterminada, após o período agudo, todos os pacientes entram numa latência clínica, são assintomáticos, podendo evoluir para formas determinadas da doença. É correto o que se afirma em: Escolha uma: a. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas b. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. c. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas. d. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. e. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1, 2 e 4 estao corretas. CORRIGIDAS AVA
Explicação:
O Trypanossoma cruzi é um protozoário flagelado, pertencente à classe Mastigophora, a ordem Kinetoplatida e a família Trypanosomatidae. Caracteriza-se por apresentar um flagelo e o cinetoplasto, uma organela auto-replicável que contêm DNA. Mede de 15 micras a 20 micra.
Tomando como referência ciclo biológico do parasita em duas fases, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) No invertebrado, sobre a forma de tripomastigota, circula no sangue, podendo infectar diversos tipos celulares.
( ) Como parasitos intracelulares, os flagelados transformam-se em amastigotas ovalados, que se multiplicam a cada 12 horas por divisão binária.
( ) No hospedeiro invertebrado, os tripomastigotas circulam no sangue periférico e são infectantes para os triatomíneos vetores da doença, que ao aspirar o sangue, aspiram também o parasito.
( ) No interior do tubo digestivo do artrópode, evolui para a forma epimastigota, dotado de grande mobilidade, e que, por divisão binária no intestino, dá origem a tripomastigota metacíclico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
V – F – V – V.
b.
V – V – F – F.
c.
F – F – V – V.
d.
F – V – V – V. Correto
e.
V – F – V – F.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A quimioprofilaxia (QPX), consiste no uso de drogas antimaláricas em doses subterapêuticas, a fim de reduzir formas clínicas graves e o óbito devido à infecção por P. falciparum. Atualmente existem cinco drogas recomendadas: doxiciclina, mefloquina, a combinação atovaquona, proguanil e cloroquina.
A QPX deve ser indicada quando o risco de doença grave e/ou morte por malária P. falciparum for superior ao risco
Escolha uma:
a.
da exposição dos inseticidas e pesticidas.
b.
aparecimento de megaesôfago, megacólon e outros.
c.
de eventos adversos graves relacionados às drogas utilizadas. Correto
d.
aparecimento de cardíaca crônica, cardiopatia crônica chagásica.
e.
apresentação de sorologia e ao exame parasitológico para Tripanossoma cruzi positivos.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No Brasil há representantes triatomídeos, como Panstrongilus megistus, Triatoma infestans e Triatoma brasiliensis, conhecidos vulgarmente como barbeiro, chupança bicudo. Esses insetos vivem em frestas de casas de pau-a-pique, coberturas feitas de sapé, galinheiros entre outros. A transmissão é basicamente vetorial, embora não se desprezem as vias transfusionais e congênita.
Thomaz, M. C. A. Tópicos Especiais em Enfermagem II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Considerando os sintomas da doença, avalie as afirmativas a seguir:
I. Sinal de Romana ou complexo oftalmolinfonodal: de aparecimento súbito caracteriza-se por edema bipalpebral unilateral, indolor, de coloração rósea violácea, congestão e edema conjuntival.
II. Chagoma de inoculação ou complexo cutâneo linfonodal: podem aparecer em qualquer lugar, especialmente no rosto, caracterizando-se por lesões enduradas, róseo violáceas, furunculóide, e edema central discreto.
III. Na fase aguda, na sua grande maioria, os indivíduos infectados são identificados. Além dos sinais de porta de entrada podemos observar febre diária, mal-estar, mialgias, astenia, anorexia, cefaleia, hepatoesplenomegalia, linfadenopatia generalizada, anemia, cardiomegalia e arritmias.
IV. Na fase crônica, indeterminada, após o período agudo, todos os pacientes entram numa latência clínica, são assintomáticos, podendo evoluir para formas determinadas da doença.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
b.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
e.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. Correto
Resposta: I, II E IV ESTAO CORRETAS -
Explicação: