No Brasil há mais de 4 milhões de pessoas contaminadas pela esquistossomose. A doença é considerada pela OMS como uma das mais negligenciadas do mundo.
A) O ciclo do Schistosoma mansoni está dividido em 3 fases. Em qual delas ocorre a contaminação do homem? Como ocorre?
B) O Schistosoma mansoni pertence ao Filo Platyhelminthes, assim como outros parasitas como Taenia solium e Taenia saginata. Esses parasitas apresentam características relacionadas com o endoparasitismo. Indique duas dessas características e dê suas funções.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A) A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria. Trata-se de uma doença, inicialmente assintomática, que pode evoluir para formas clínicas extremamente graves e levar o paciente a óbito. A magnitude de sua prevalência, associada à severidade das formas clínicas e a sua evolução, conferem a esquistossomose uma grande relevância como problema de saúde pública.
Sinonímia
No Brasil é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d’água” e “doença dos caramujos”.
Letra B) O Schistosoma mansoni pertence ao Filo Platyhelminthes, assim como outros parasitas, como Taenia saginata, Taenia solium e Fasciola hepatica. Esses parasitas apresentam características relacionadas com o endoparasitismo. Indique duas dessas características e dê a sua função.