No Brasil, foram notificados 490 casos de peste entre 1983 e 2009 - menos de 20 casos por ano, em média. Se essa doença tem um potencial tão catastrófico, tendo matado cerca de 25 milhões de europeusno século XIV, como você explica um número tão baixo de casos no Brasil, nesse intervalo de tempo? Em sua opinião, o que mudou entre o século XIV e os dias de hoje que parece ter permitido o controle dessa calamidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As mudanças se deveram principalmente ao saneamento básico.
Explicação:
Na Idade Média, as populações européia não tinham saneamento básico, e nem mesmo tratamento da água ou destinação correta do lixo. E foi o lixo que atraiu os principais agentes da peste, os roedores, cujas pulgas transmitiam os germes causadores da doença.
De lá para cá, existem muitos métodos de controle dos roedores - especialmente os ratos de esgoto, os principais reservatórios de doenças como a peste e a leptospirose - e as populações das grandes cidades, embora ainda convivam em alguns casos com esses animais, têm também acesso ao saneamento básico e aos métodos de controle.
Além disso, hoje existem medicamentos específicos, os antibióticos, que podem tratar tais doenças (que são causadas por bactérias).