História, perguntado por gilmaramarangon, 1 ano atrás

No Brasil, é evidente a existência do preconceito, Entretanto, como ele se expressa? Esta é uma questão complexa. O preconceito, principalmente o racial, está marcado pela própria história da escravidão e os sentidos e valores que essa relação estabeleceu. Nossa história de miscigenação carrega, dentro de si, uma relação entre brancos e negros, marcada pela agressão. Sobre a questão do preconceito, como ele foi construído nas relações entre senhores e escravos e como ele se expressou ao longo da História e na atualidade, assinale a alternativa correta.
Alternativa 1:
As estatísticas sociais demonstram o preconceito. Seja na comparação com a renda, seja nos índices de violência ou problemas de saúde, a população afrodescendente é a que se encontra com os piores indicadores.

Alternativa 2:
O preconceito racial no Brasil se mostra com números pouco expressivos. Apesar de existirem relatos de violência racial, eles são pontuais e estão associados exclusivamente à questão de formação pessoal, e não social.

Alternativa 3:
O Brasil é considerado um modelo de convivência étnica e racial. No país, os números do preconceito demonstram que estamos muito próximos de uma plena integração entre os elementos étnicos que formaram a sociedade brasileira.

Alternativa 4:
Na história da relação entre senhores e escravos ocorreu não só a exploração do trabalho, mas a convivência intensa entre brancos e negros, ou seja, a miscigenação na figura do mulato. Sabe-se que este foi o principal beneficiado, principalmente pelo fato de ser valorizado e ganhar o prestígio e respeito dos demais elementos sociais.

Alternativa 5:
A formação social brasileira é miscigenada pelo rompimento da associação do prestígio com a raça. Nosso problema, hoje, é meramente de renda. Além disso, não existe qualquer resistência à cor e, nas redes sociais, onde as pessoas expressam com maior liberdade os seus interesses, não há falas agressivas em relação aos negros.

Soluções para a tarefa

Respondido por chirleysantos
15

Alternativa 1:

As estatísticas sociais demonstram o preconceito. Seja na comparação com a renda, seja nos índices de violência ou problemas de saúde, a população afrodescendente é a que se encontra com os piores indicadores.

Perguntas interessantes