No Brasil, é a Lei 10.741/2003, conhecida como Estatuto do Idoso, que regula as principais prerrogativas dos integrantes da chamada “terceira idade”, bem como dispõe sobre quais são os deveres da sociedade, da família e do Poder Público para com essas pessoas. Outros dispositivos legais também apontam tais direitos, como o Código Civil, a Lei 9.029/1995 – que proíbe práticas discriminatórias para a admissão ou permanência de funcionário no emprego – e a própria Constituição Federal.
Soluções para a tarefa
I - As diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano do Brasil deverão ser observadas pelos poderes públicos e pela sociedade em geral, na aplicação desta lei (art.3º. da lei 8,882/94 –BRASIL, 1994).
II - A sociedade não tem o dever de priorização do atendimento ao idoso através de suas próprias famílias, em detrimento do atendimento asilar, à exceção dos idosos que não possuam condições que garantam sua própria sobrevivência.
III - Capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços.
IV - Priorização do atendimento ao idoso em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando desabrigados e sem família; e o apoio a estudos e pesquisas sobre as questões relativas ao envelhecimento.
Agora, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
b.
As afirmativas I, III e IV estão corretas. Correto (corrido pelo AVA)
c.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
d. As afirmativas II e III estão corretas.
e.
A afirmativa II e IV estão corretas.
e.
As afirmativas I, III e IV estão corretas. Correto