No Brasil Colonial, a formação dos quilombos foi fundamental para a resistência africana à escravidão. O texto apresentado trata sobre Palmares, um dos maiores quilombos do país.
[...] os africanos formavam comunidades de escravos foragidos chamados quilombos. O mais famoso foi o assentamento fortificado em Palmares (no atual estado de Alagoas), que sobreviveu por um século antes de ser varrido por uma grande expedição militar em 1694. O governador colonial na época declarou que a destruição de Palmares não fora menos importante do que a expulsão dos holandeses. O líder do quilombo de Palmares foi Zumbi, que escapou quando o assentamento foi destruído e estabeleceu por pouco tempo uma nova linha de resistência aos brancos antes de ser capturado e morto em 1695. Zumbi tornou-se um herói para o movimento político afro-brasileiro no século XX.
SKIDMORE, Thomas. Uma história do Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 1998. p. 35.
Apesar da destruição do Quilombo de Palmares e da morte de seu líder, Zumbi, os escravizados afrodescendentes continuaram a resistir contra a exploração de sua força de trabalho. Tal resistência, no contexto do Brasil Colonial, pode ser associada à
(A)
formação de novos quilombos em diversas regiões do território brasileiro.
(B)
proibição dos que não eram africanos ou afrodescendentes de viverem nos quilombos.
(C)
permissão de apenas as crenças africanas serem cultuadas nos quilombos.
(D)
conquista do direito à posse de terra pelos escravizados sobre todas as comunidades quilombolas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Letra D
Explicação:
tmb to fazendo pode crer
joaopedroteixeiradeo:
letra A
Perguntas interessantes