No Brasil colonial, a experiência econômica que trouxe maior riqueza para os proprietários de terras foi o plantio da cana-de-açúcar. Essa possibilidade de riqueza, no entanto, estava relacionada diretamente a duas condições fundamentais, que eram: (A) a experiência do plantio de cana-de-açúcar nas Ilhas do Atlântico e a disponibilidade de mão-de-obra indígena. (B) a prioridade da Metrópole em desenvolver uma economia de base agrícola e a expansão da oferta de mão-de-obra europeia. (C) a condição de domínio político do senhor dono de terras e a participação da Igreja Católica no processo de escravidão dos índios.(D) a presença, na Colônia, de homens livres pobres e a ocupação da região do nordeste por meio de pequenas propriedades. (E) a existência da grande propriedade e a condição de integração da Colônia ao mercantilismo por meio da oferta de mão-de-obra negra escrava.
#UFF
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa que melhor explica o sucesso do plantio da cana-de-açúcar no Brasil é a E.
Os grandes latifúndios que foram dados aos nobres portugueses, além da possibilidade de utilização da mão de obra escrava, foram os principais motivos do sucesso da cultura canavieira no Brasil.
Além disso, os holandeses realizaram os investimentos inciais necessários, fazendo também todo o processo de venda na Europa.
Perguntas interessantes