A ruptura com a Idade Média realizada pelo Renascimento inaugurou um outro momento na história do mundo ocidental. Caracterizado por um retorno à Antiguidade clássica, esse novo momento teve como uma de suas marcas principais a: (A) criação de novas formas políticas, como os estados estamentais, que reproduziam os princípios da democracia grega. (B) expansão europeia em direção ao Novo Mundo, com a definição do mercantilismo como política econômica dos países ibéricos. (C) construção das cidades como indicador de que os tempos modernos se opunham à economia de mercado e ao desenvolvimento da agricultura. (D) cultura humanista, que colocava o homem acima de Deus e reivindicava um Estado absoluto. (E) reforma protestante, que promovia a catequese no Novo Mundo e criticava o desprezo dos homens pelos sacramentos.
#UFF
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa que melhor explica as características da Idade Média é a C.
Apesar da expansão europeia em direção ao Novo Mundo ser uma característica marcante do século XV para Portugal e Espanha, o que mais caracterizou o movimento renascentista foi a construção das cidades.
As cidades, ou burgos, onde era feito o comércio, se opunham à dinâmica da vida no campo e trazendo o sinal da modernidade para a Europa.
Perguntas interessantes