No Brasil, a lei 12.305 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual, dentre outras providências, orienta acerca da destinação ambientalmente adequada de alguns resíduos. Apesar de existir uma lei que trata da destinação dos residuos sólidos, ainda assim é possível observar que o descarte nem sempre é feito de maneira correta. Considerando os resíduos sólidos gerados nos lares brasileiros (garrafa pet, restos de alimentos, papel, embalagens em geral, dentre outros), qual das ações abaixo pode ser uma alternativa, possível de ser realizada no âmbito domiciliar, para reduzir a quantidade de resíduos a serem descartados no ambiente?
Fig 1- Residuos sólidos lançados no ambiente.
(A) A reutilização das embalagens e a compostagem dos resíduos orgânicos.
(B) A reciclagem das embalagens.
(C) A queima dos resíduos.
(D) Jogar os resíduos nos córregos, rios e lagos.
(E) Deixar os resíduos em terrenos baldios
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação:
(A) A reutilização das embalagens e a compostagem dos resíduos orgânicos.
Uma alternativa possível de ser realizada no âmbito domiciliar para reduzir a quantidade de resíduos a serem descartados no ambiente é (A) A reutilização das embalagens e a compostagem dos resíduos orgânicos.
A compostagem visa a transformação ou decomposição de matéria orgânica produzindo húmus e chorume.
Húmus é um composto natural depositado no solo, resultado de toda matéria orgânica em decomposição.
Para decomposição, os insumos ideais são: restos de legumes e frutas (cru e não podendo ser ácidas nem cítricas), casca de ovo (cru), borra e filtro de café, sachê de chá (sem o barbante), folhas secas (sem galhos), serragem (de madeira sem resina).
Para fazer uma compostagem doméstica é possível utilizando um viveiro de minhocas, ou um minhocário. As minhocas tem que ser da espécie Californiana, que realizam o trabalho de compostagem, se alimentando da matéria orgânica em decomposição e transformando suas fezes em um húmus ideal para utilização de um substrato orgânico.