No Brasil, a educação dos surdos teve inicio durante o Segundo Império, com a chegada do educador francês Hernest Huet, ex-aluno surdo do Instituto de Paris, que trouxe o alfabeto manual francês e a Língua Francesa de Sinais. Deu-se origem à Língua Brasileira de Sinais, com grande influência da Língua Francesa. Huet apresentou documentos importantes para educar os Surdos, mas ainda não havia escolas especiais. Solicitou, então, ao Imperador Dom Pedro II, um prédio para fundar, em 26 de setembro de 1857, o Instituto dos Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES. (O dia do Surdo é comemorado nesta data 26 de setembro). Podemos afirmar que:
Peso: 2.
a) Nunca se ensinou Libras no INES.
b) O Instituto inicialmente utilizava a Língua dos Sinais, mas em 1960 passou a adotar o Oralismo puro, seguindo a determinação do Congresso Internacional de Surdos-Mudos de Milão.
c) Dom Pedro II tinha grande interesse na educação dos Surdos, pois tinha um neto Surdo, filho da princesa Isabel, que era casada com o conde D`Eu, parcialmente Surdo.
d) Dom Pedro II negou a criação do Instituto pois não possuía o menor interesse sobre esse assunto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
Respondido por
8
Dom Pedro II era um grande adepto da cultura de surdos, visto que apresentava familiares (neto) que era surdo, o que o estimulou a criar o INES, considerado como um dos principais institutos de acesso à educação para a comunidade surda (Alternativa C).
Dom Pedro II foi um grande representante da cultura surda, principalmente pela criação do Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), no Rio de Janeiro. Seu trabalho foi estimular o acesso à educação para surdos, neste instituto, assim como prover a efetivação de seus direitos como cidadãos.
Saiba mais sobre a educação de surdos em: brainly.com.br/tarefa/19035938
Anexos:
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás