ENEM, perguntado por gracianagomes2011, 5 meses atrás

No artigo “modelo assistencial em saúde: conceitos e desafios”, presente nesta aula, as autoras fazem uma reflexão sobre os desafios do modelo assistencial brasileiro na saúde e registram, no macro cenário histórico social (página 5), os valores e visões sobre direitos humanos e cidadania como um dos elementos que interferem no modelo assistencial em saúde. Baseado no que estudamos até então neste componente curricular, quais os riscos do “jeitinho brasileiro” citado nesta unidade para seu trabalho como profissional de saúde?

Soluções para a tarefa

Respondido por jaquersantana
4

Os riscos que o "jeitinho brasileiro" podem representar para o bom desempenho de um profissional de saúde são vários, destacando-se o favorecimento de pacientes, como a priorização no atendimento, desrespeitando a ordem preestabelecida.

O "jeitinho brasileiro"

  • A expressão "jeitinho brasileiro", cunhada e endossada por nomes como Sérgio Buarque e Roberto da Matta, designa uma forma improvisada (e errada) de resolução de problemas que seria típica do povo brasileiro.

  • Geralmente, esse "jeitinho" consiste em manobras que se caracterizam como corruptas e incluem a obtenção de vantagens indevidas. Como assim?

  • No exemplo do profissional de saúde, imagine a situação que o profissional responsável pela aplicação de vacinas contra Covid-19 desrespeita a ordem de vacinação oficial para vacinar seus filhos. Ou seja, ele burla a ordem de vacinação - em outros termos, ele daria um "jeitinho brasileiro" para imunizar os filhos o quanto antes.

Mais sobre jeitinho brasileiro: https://brainly.com.br/tarefa/13060955

Bons estudos!

Anexos:

geralinstrutor21: Muito bom!! Me ajudou demais
Perguntas interessantes