No artigo “Ambiente escolar e gagueira: uma investigação quanto ao conhecimento dos professores acerca do aluno portador de gagueira crônica”, o autor afirma que:

“A gagueira vem sendo estudada e discutida ao longo dos anos e entre diversos autores que pesquisam o problema. Gagueira é uma alteração no ato da fala, ela se apresenta como falhas no fluxo e no ritmo do discurso de seu portador. Tais alteração não interferem apenas na comunicação, mas podem comprometer todas as situações de trocas sociais, gerar sentimento de vergonha, frustações e, se não conduzida da forma correta, influenciar negativamente no comportamento, desempenho de atividades profissionais e consequentemente na qualidade de vida de um indivíduo que gagueja (JAKUBOVICZ, 2009).”

POEYS, João P. C. “Ambiente escolar e gagueira: uma investigação quanto ao conhecimento dos professores acerca do aluno portador de gagueira crônica”. Revista Interdisciplinar Pensamento Científico, v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2020.

O transtorno de comunicação, objeto de estudo do artigo, apresenta consequências além da dimensão da aprendizagem. Analise as alternativas abaixo e indique a que melhor retrata o referido transtorno.

Escolha uma:
a. O transtorno de fluência com início na infância caracteriza-se por perturbações na fluência normal e no padrão temporal da fala não compatíveis com a idade e desenvolvimento linguístico do indivíduo e envolve a ocorrência de repetições ou prolongamentos sonoros, interrupções ou circunlocuções.
b. O transtorno de fala caracteriza-se por dificuldade persistente para produção da fala que interfere na inteligibilidade impedindo a comunicação verbal, causando limitação e dificuldades na interação social dos indivíduos.
c. Os transtornos de comunicação para serem devidamente diagnosticados requerem investigação complexa de afecções médicas diversas como deficiência auditiva ou outras condições neurológicas, além de não serem melhor explicadas por deficiência intelectual.
d. Os transtornos de comunicação social apresentam-se como dificuldades persistentes do uso social da comunicação verbal e não verbal, manifestadas por meio de déficits na capacidade de adaptação da comunicação ao contexto; dificuldades em seguir regras na conversação e compreender sutilezas e sentidos não literais.
e. O transtorno de linguagem manifesta-se pela dificuldade na aquisição e no uso da linguagem devido a déficits na compreensão ou na produção, que pode ser devido à redução de vocabulário, limitação de frases ou discurso prejudicado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O transtorno de fluência com início na infância caracteriza-se por perturbações na fluência normal e no padrão temporal da fala não compatíveis com a idade e desenvolvimento linguístico do indivíduo e envolve a ocorrência de repetições ou prolongamentos sonoros, interrupções ou circunlocuções.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás