QUESTÃO 6
A aquisição de saberes sobre a história e cultura dos povos africanos é uma finalidade prevista à Educação Básica brasileira. O docente em História tem participação fundamental para o atingir de tal objetivo. E a tal fim é importante que diversas fontes históricas sejam empregadas, este é um procedimento para que uma compreensão mais ampla da participação destes povos na configuração da história brasileira seja construída. A título de exemplo de como isso pode ser feito, considere as seguintes situações:
a)Em sala de aula ao abordar esta temática, um primeiro professor fala do ingresso dos escravos no Brasil, da violência física e da submissão cultural imposta a eles, e, por fim, menciona a abolição da escravidão em 13 de maio de 1888. Para tal abordagem fez uso de excertos da literatura de viajantes europeus que aqui estiveram e registraram os castigos físicos impostos aos escravos, bem como, utilizou o documento textual oficial nominado de “Lei Áurea”.
b) Em sala de aula, um segundo professor seguiu essa mesma abordagem, entretanto, versou também sobre os processos de resistência dos africanos no Brasil, e, faz uso de algumas aulas para tratar das contribuições culturais de tais povos na história brasileira. Para ampliar este último ponto, inclusive organizou uma visita dos seus alunos rumo a uma exposição sobre cultura e arte afro-brasileira que estava sendo realizada em um museu de seu município.
Sobre os procedimentos pedagógicos destes professores, analise as afirmativas abaixo:
I. O segundo professor, ao extrapolar suas abordagens e ao trabalhar com documentos da cultura material afro-brasileira não fez da história africana uma narrativa única, só marcada pela ocorrência da escravidão. A compreensão dos alunos foi ampliada em função da adoção de fontes diversificadas presentes nos museus e que mostram outros protagonismos dos africanos em nosso país.
II. O primeiro professor em que pese ter trabalhado com documentos diferentes (literatura de viajante e documentos textuais oficiais ) não ampliou de forma exitosa o olhar dos alunos, no caso, mostrando que a história africana no Brasil não se resume ao processo escravocrata. Os documentos usados por ele, ainda que relevantes, proporcionaram uma narrativa um tanto quanto seletiva ou limitada da história.
III. A segunda prática pedagógica, sem negar a escravidão, possibilitou uma compreensão da história dos povos africanos a partir de um viés não único. Essa ainda demonstrou os mesmos enquanto sujeitos históricos, não apenas como vítimas da escravidão.
IV. A primeira prática pedagógica não é limitada porque construiu inverdades históricas, mas porque limitou o papel social dos escravos à escravidão, ou ainda, porque não possibilitou que os alunos os vissem enquanto sujeitos históricos que efetivamente foram.
V. Essas práticas pedagógicas nos permitem concluir que não é positivo que o docente faça uso de muitas fontes históricas, os alunos não conseguem compreender tantas nuances históricas, ou seja, as muitas formas dos indivíduos fazerem e sofrerem a história.
Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II.
Alternativa 2:
I, II e III.
Alternativa 3:
II, III e V.
Alternativa 4:
III, IV e V.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
A Resposta correta é
I, II, III
A outra resposta está errada. Não é alternativa V/5 e sim a 4/IV
Perguntas interessantes