História, perguntado por angelinarodrigues343, 5 meses atrás

No ano de 313, foi publicado o Edito de Milão, que concedeu liberdade de culto em todo o Império. No ano de 380, foi publicado o Edito de Tessalônica, que proibiu crenças e práticas politeístas e determinou o crescimento do cristianismo como religião oficial. A respeito desse contexto, assinale a afirmativa correta rápido pfvr é pra prova ​

Soluções para a tarefa

Respondido por graziellymiranda368
1

esses períodos ficaram conhecidos como pax Romana, pois Graças á estabilidade social,diversas crenças conviveram no império.

Explicação:

Até então, a religião era uma questão de comunidade e de identidade étnica. Seguia-se a religião dos ancestrais ou de seu grupo. O Édito de Milão reconhecia a cada indivíduo a faculdade de seguir a religião que escolhesse.

O Édito de Milão suspendeu as interdições que pesavam sobre a comunidade cristã. As igrejas locais tiveram devolvidos os bens sequestrados, mesmo aqueles que haviam sido vendidos a particulares.

O cristianismo seduzia menos pelo conceito de um Deus único e transcendental que por seus preceitos novos de amor fraternal e de igualdade entre todos os seres humanos, para além das barreiras étnicas, sociais ou de gênero.

Com a fundação da “Nova Roma” – Constantinopla, o imperador buscou excluir toda a presença do paganismo. Só o cristianismo teria direito de reconhecimento formal. Em Roma, Constantino se empenhou na construção da Basílica de São Pedro.

A lembrança do ‘Sol Invictus”, contudo, se conservou na denominação dada pelos ingleses a esse dia: Sunday ou Dia do Sol. As outras línguas ocidentais conservam a designação cristianizada: diem dominicam, o Dia do Senhor ou Domingo. A festa anual do ‘Sol Invictus’, fixada em 25 de dezembro pelo imperador Aureliano, por volta de 250, tornou-se igualmente a festa da Natividade de Cristo.

Desse modo, a religião cristã tornou-se no século 4 referência dominante eam torno do mar Mediterrâneo, como lembra o historiador Paul Veyne em sua obra “Quando o mundo se tornou cristão”, publicada em 2007.Teria sido resultante apenas da vontade pessoal do imperador Constantino? Absolutamente não, mas a transição seria muito mais lenta e provavelmente bastante tormentosa.

Também nesta data:

324 a. C. - Morre Alexandre o Grande, maior estrategista do mundo clássico

1944 - Hitler começa a lançar bombas V1 para tentar vencer Segunda Guerra

1971 - 'Papéis do Pentágono' são publicado nos Estados Unidos

Perguntas interessantes