No ano de 2016, a Folha de S.Paulo veiculou uma campanha que mostrava como o jornal se posicionava em relação a questões polêmicas, como aborto, legalização das drogas, política econômica, voto obrigatório, pena de morte, casamento homoafetivo, cotas raciais, etc. A campanha, intitulada “O que a Folha pensa", apresentava, explicitamente, as opiniões do jornal sobre essas questões.
Alguns leitores tendem a acreditar que no jornal todo o conteúdo publicado é verdadeiro e que o bom jornalismo é pautado pela neutralidade e pela imparcialidade. A campanha “O que a Folha pensa" contribui para reforçar essa crença? Explique sua resposta.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
A campanha "O que a Folha Pensa" contribui para a ideia do jornalismo como visão neutralidade porque separada espaços especificos para a ampliação de textos e argumentos que se diferem do conteúdo cotidiano. Ou seja, os espaços comuns são de neutralidade, mas naquele momento eles usam uma parcialidade para argumentar sobre elementos que pensam.
A campanha se estrutura no argumento de que o conteúdo neutro e imparcial pode ser encontrados em todos os outros textos e não o ocorrem quando são sinalizados.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes