"No ano de 1994, durante a gestão do presidente Itamar Franco, de quem FHC era ministro da Fazenda, veio a público o Plano Real, que teve, de fato, efeitos imediatos em conter a inflação e estabilizar os preços. Este êxito baseou-se em dois pontos-chave. Por um lado, o plano uniformizou todos os reajustes de preços, câmbio e salários, mediante a aplicação de um novo índice, a Unidade Real de Valor (URV). Por outro, criou uma nova moeda para o país, o Real, que foi artificialmente equiparada ao dólar, criando a paridade cambial. Isso significava dizer que, em todas as operações comerciais com o Exterior, um Real equivaleria a US$ 1." (Sonia R. de Mendonça. A Industrialização Brasileira).Com base no trecho acima: a) explique o mecanismo que sustentou a "paridade cambial" e o que garantiu a estabilidade dos preços no país, avaliando o desdobramento imediato de ambos para a economia brasileira;b) analise duas linhas mestras da política econômica praticada pela primeira gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso.
#UFF
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
a) O mecanismo que sustentou a “paridade cambial” consistiu nas reservas cambiais do governo, que eram usadas para manter uma moeda a uma taxa de câmbio bem acima de seu valor efetivo, o que amplia de forma potencial a capacidade de endividamento externo do país.
b) As duas linhas mestras da política econômica da gestão FHC foram a valorização do real que facilitou a entrada de capitais estrangeiros e a desindustrialização da economia do Brasil.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás