História, perguntado por jonathanduarte5435, 1 ano atrás

"Não interessa se o gato é branco ou preto, o que importa é que ele mate o rato".Na década de 80 do século passado, Deng Xiao Ping, dirigente do Partido Comunista da China (PCC), lançou mão desse velho ditado chinês para apresentar o novo projeto de desenvolvimento do país, baseado no que denominava as "quatro modernizações", sepultando, de uma só vez, não só qualquer resquício do "Grande Salto Para a Frente", como o que ainda poderia restar da "Revolução Cultural Proletária". Xiao Ping foi crítico do "Grande Salto Para a Frente", afastado durante a "Revolução Cultural", reabilitado em 1973 e, de volta ao poder, ajudou a subjugar a ala esquerdista do PCC e a construir um novo rumo para o país. Assim, o caminho do socialismo na China, do maoísmo ao socialismo de mercado, representa um processo marcado por intensa luta política no seio do próprio Partido Comunista.a) Explique a relação entre os dois processos chineses ? "Grande Salto Para a Frente" e a "Revolução Cultural" – tendo como referência as contradições e divisões internas do Partido Comunista.b) Explique dois elementos de ruptura com a política de Mao Tsé Tung, advindos da implantação das "quatro modernizações".

#UFF

Soluções para a tarefa

Respondido por bryanavs
4

Para alternativa a) existe a questão de como o fracasso do "Grande Salto Para a Frente" significou o aprofundamento da lutra dentro do PCC e para a letra b) teremos a liquidação das comunas populares e a criação das "zonas econômicas especiais", permitindo-se a instalação de empresas industriais privadas.

Vamos aos dados/resoluções:  

Para letra a) Tinha a questão de quais rumos a China deveria seguir na construção do socialismo, opondo os Maoístas aos chamados direitiras, comandados por Liu Shao Chi e Deng Xiao Ping.

Para a letra b) temos que restabelecendo a propriedade camponesa familiar, novamente considerada a unidade básica da produção, com a qual foram assinados contratos de responsabilidade e o outro elemento foi que com as "conas econômicas especiais" , permitiu-se a instalação de empresas industriais privadas, ligadas ao capital internacional, buscando aumentar a produção do setor e o avanço tecnológico, estabelecendo relações de trabalho capitalistas.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Perguntas interessantes