No âmbito esportivo, a filosofia de um treinador ou líder é constituída pelos princípios que permeiam a intervenção, influenciando diretamente no desenvolvimento dos atletas e da equipe. RESENDE, R. Iniciação Esportiva. Maringá:UniCesumar, 2018. Considerando o fragmento exposto acima e a importância da filosofia do treinador, analise as afirmações a seguir: I. Uma das questões que o treinador deve levantar ao iniciar a construção da sua filosofia é entender como se é como treinador e como pessoa. A lógica desta ideia é que a sua ação depende de quem a pessoa é, do seu ideal de vida e das circunstancias particulares em que se insere. II. A filosofia de treino permite refletir sobre os valores de outros profissionais e, dessa forma, desenvolver um treino que coincida com aquilo que tem sido utilizado. Nesse sentido, o objetivo de treino e os valores do treinador precisam ser validados por outros, sendo inspiradores e significativos no âmbito pessoal. III. Aceita-se que a filosofia do treinador serve para guiar os seus princípios de atuação, sendo definida pelas crenças e valores que orientam a sua prática. Permite sustentar um estilo de liderança, as preferencias por uma determinada forma de ensinar e a maneira como organiza e faz a gestão do ambiente de treino. IV. A filosofia do treinador deve ser edificada sobre quatro conceitos filosóficos: axiologia (o que o treinador valoriza), ética (o que o treinador ajuíza sobre o que é moral e imoral), ontologia (o sentido que atribui ao processo de treino), e fenomenologia (reflexões sobre a experiência de ser treinador). É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, III e IV apenas.
Explicação:
Pág: 141
Resposta: I. Uma das questões que o treinador deve levantar ao iniciar a construção da sua filosofia é entender como se é como treinador e como pessoa. A lógica desta ideia é que a sua ação depende de quem a pessoa é, do seu ideal de vida e das circunstancias particulares em que se insere.
III. Aceita-se que a filosofia do treinador serve para guiar os seus princípios de atuação, sendo definida pelas crenças e valores que orientam a sua prática. Permite sustentar um estilo de liderança, as preferencias por uma determinada forma de ensinar e a maneira como organiza e faz a gestão do ambiente de treino.
IV. A filosofia do treinador deve ser edificada sobre quatro conceitos filosóficos: axiologia (o que o treinador valoriza), ética (o que o treinador ajuíza sobre o que é moral e imoral), ontologia (o sentido que atribui ao processo de treino), e fenomenologia (reflexões sobre a experiência de ser treinador).
Alternativa 04
Explicação:
CRIANDO UMA FILOSOFIA DE TREINO = Pagina 141 do livro
As questões que o treinador se deve colocar para iniciar
a construção da sua filosofia são entender-se como se
é como treinador e como pessoa. A lógica desta ideia
é que a sua ação (atividade como treinador) depende
de quem a pessoa é, do seu ideal de vida, das circunstâncias
particulares em que se insere e da forma como
o demonstra. Nesse sentido, responder às seguintes
perguntas podem auxiliar a esse propósito, pois permitem
refletir sobre os próprios valores e, dessa forma,
desenvolver uma filosofia de treino que coincida
com aquilo em que acredita. É importante referir que
o objetivo de treino e os valores não necessitam de ser
validados por outros, estão corretos quando são inspiradores
e significativos a no âmbito pessoal.