História, perguntado por anamatos6197, 3 meses atrás

No âmbito das ciências sociais, três são os paradigmas que se destacam: o Positivismo, o Estruturalismo e o Materialismo Histórico Dialético. Com relação a esses paradigmas, analise as afirmativas a seguir e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): Um dos grandes pensadores do Positivismo foi Augusto Comte, sendo que para ele a ciência deveria se preocupar com as leis que regem os fenômenos, pois com isso se teria condições de prevê-los e modificá-los em benefício próprio. ( ) Para o Estruturalismo só existem duas formas de conhecimento científico: das ciências lógicas e matemáticas e das ciências empíricas. ( ) Para uma análise estruturalista é preciso descrever exaustivamente os fatos observados, além de analisá-los em si mesmos e em relação ao conjunto. ( ) São dois os princípios fundamentais do materialismo dialético: o princípio da conexão universal dos objetos e fenômenos e o princípio de movimento permanente e desenvolvimento. ( ) A correta sequência é: Selecione uma alternativa: a) V, F, V, V. B) F, V, F, V. C) V, V, V, F. D) V, F, F, F. E) F, V, V, F

Soluções para a tarefa

Respondido por pabloeqbio
0

As Ciências Sociais têm suas problematizações baseadas, principalmente, em três paradigmas, sendo eles o Positivismo, o Materialismo Histórico-dialético e o Estruturalismo. A respeito dos paradigmas das Ciências Sociais, podemos afirmar que a sequência correta é V, F, V e V. Sendo assim, a resposta correta é a alternativa A.

Em que consistem os paradigmas das Ciências Sociais?

O Positivismo é uma corrente filosófica surgida na França e defende a tese de que apenas os conhecimentos desenvolvidos a partir da cientificidade e de prática científica são conhecimentos legítimos. O Positivismo divide-se ainda entre suas correntes científica e psicológica. A primeira busca sistematizar as Ciências, enquanto a segunda busca investigar a natureza humana.

O Materialismo Histórico-dialético é um método desenvolvido por Karl Marx que busca explicar os fenômenos sociais e a história através do seu próprio movimento, sem admitir sua estática. Utiliza ainda do caráter dialético e antagônico entre os fenômenos para explicá-los.

O Estruturalismo é uma corrente de pensamento que busca a explicação para a estrutura das coisas. A corrente afirma ainda que, ao estudar as partes de um fenômeno, é possível compreender o todo, e que todas as ações possuem interligações.  

Entenda mais sobre a Sociologia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/30452579

#SPJ4

Perguntas interessantes