“Nietzsche, filósofo alemão, é considerado o pensador que deu início à Filosofia Contemporânea. Crítico da modernidade, Nietzsche representa, na verdade, uma crítica à filosofia e à sua história” (FREITAS, 2021, p. 32).
FREITAS, Vinícius Adriano. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá - PR.: UniCesumar, 2021. 200 p.
A respeito de Friedrich Nietzsche, analise as assertivas a seguir.
I. Representa um rompimento com o ideário das luzes.
II. É um dos expoentes do que se entende como pós-moderno.
III. Critica o relativismo do pensamento kantiano.
IV. Condena o dogmatismo da razão frente a experiência do sujeito.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, IV e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
Representa um rompimento com o ideário das luzes : Nietzsche é claramente um dos críticos aos fundamentos dos ideias iluministas e modernos no que diz respeito a educação e a pedagogia
É um dos expoentes do que se entende como pós-moderno : Nietzsche ao discorrer sobre a transmutação dos valores traz-nos uma contribuição fundamental para o estudo da Pós-modernidade, uma vez que, segundo Nietzsche, transmutar os valores significa que, o homem deve se libertar-se dos valores impostos pela religião e criar os seus próprios valores que o levará a ser
Condena o dogmatismo da razão frente a experiência do sujeito :
"Nietzsche, perspectivismo e democracia: um espírito livre em guerra contra o dogmatismo". Autor: Fernando C. Mattos
Sobre Nietzsche estão corretas as afirmativas I, II e IV, apenas Alternativa 4.
Nietzsche estudou muito as questão morais da sociedade e seus valores, bem como a forma como a valorização da racionalidade e dos sentimentos impactam na formação do indivíduo.
Para ele, a moral não deve ter ligação com o utilitarismo, ou seja, algo não deve ser considerado bom porque o resultado da ação foi útil a uma pessoa. Assim, Nietzsche não considera que exista qualquer ação boa por si própria.
A conclusão de Nietsche é de que a moral deve surgir da imparcialidade, e não de um objetivo a ser alcançado com tal ação moral.
Em uma análise mais aprofundada, tem-se que quando se questiona o que é bom e mau para uma pessoa, ela vai definir de acordo com sua posição social e com quem se relaciona. Portanto a definição de bom e mau é relativa.
É a partir dessas conclusões que Nietzsche cria o conceito de Super-homem. Para ele, esse seria o indivíduo que cria seus próprios valores, que vive de acordo com o que lhe é correto e assume as consequências de sua escolha.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/38948947