História, perguntado por gabrielsouzaadiass, 1 ano atrás

A Independência do Brasil

O ano de 1820 foi particularmente significativo não apenas pelo início da revolução em Portugal, mas também pelo avanço dos movimentos de independência na América e pelas revoluções liberais na Europa. Nesse contexto, as tentativas das Cortes de Lisboa de recolonizar o Brasil só aceleraram e ampliaram a programação das ideias de independência na antiga colônia. Temendo perder a autonomia e a liberdade de comércio conquistadas com a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, a aristocracia rural brasileira deixou de lado suas hesitações e abraçou finalmente a causa da independência.

Oficialmente, a data adotada para a independência do Brasil é 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". Segundo a história oficial, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro, bradou perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!".Mas antes disso, tivemos muitas lutas pela independência, todas reprimidas pelo governo português. As mais famosas foram a Inconfidência Mineira, em Minas Gerais, no ano de 1789; a Conjuração Baiana, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, na Bahia, quase dez anos depois, em 1798; e a Revolta Pernambucana, em 1817.

Hoje, que avaliação podemos fazer do Brasil? Nesses mais de 180 anos de independência, conquistamos autonomia econômica? Superamos as mazelas de uma organização social fundamentada no latifúndio e no trabalho escravo? Quais as heranças do período colonial?

(Texto adaptado de:Figueira, Divalte Garcia. História: volume único - 1. Ed. São Paulo: Ática, 2005.)


ØPesquise e reflita sobre essas questões, depois faça um texto relatando suas conclusões.

Soluções para a tarefa

Respondido por VictorAntonio27
2

Explicação:

O Texto conclui que, mesmo após independência do Brasil e tantos outros acontecimentos históricos, que várias pessoas lutaram e morreram, ninguém consegue de fato mudar a realidade brasileira, usando apenas a "independência do Brasil" para obter mais poder.

Perguntas interessantes