Neste soneto, gregório de matos apresenta a situação da capitania da bahia do século xvii ao a) criticar o comportamento dos governantes. B) descrever as festas populares e episódios cotidianos. C) extinguir as "usuras" que imperavam nos mercados. D) identificar os corruptos e corruptores da época. E) satirizar as relações sociais aparentemente saudáveis
Soluções para a tarefa
Em seu soneto, Gregório de Matos apresenta a situação da capitania da Bahia ao criticar o comportamento dos governantes (Alternativa A).
Quem foi Gregório de Matos
Poeta do período Barroco, Gregório de Matos ficou conhecido como "Boca do Inferno" graças à maneira com que levantava críticas à sociedade e administração colonial de sua época, especialmente aos políticos e classes bruguesas.
Suas obras são divididas em três vertentes distintas umas das outras:
- Poesia Satírica - onde o poeta apresentava as suas críticas ácidas à sociedade e o clero.
- Poesia Religiosa - onde o poeta explorava temáticas de fé e elevação espiritual, tipicamente barrocas.
- Poesia Lírica - onde o poeta apresentava seus anseios e desejos através de versos contendo um amor sensual e, ao mesmo tempo, sacro.
O soneto ao qual o exercício faz referência é:
"A cada canto um grande conselheiro, que nos quer governar cabana e vinha; não sabem governar sua cozinha, e podem governar o mundo inteiro. Em cada porta um bem frequente olheiro que a vida do vizinho e da vizinha pesquisa, escuta, espreita, e esquadrinha, para o levar à praça e ao terreiro. [. ] estupendas usuras nos mercados, todos os que não furtam, muito pobres; e eis aqui a cidade da bahia."
Conheça mais sobre Gregório de Matos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/22002246
#SPJ4