Neste sentido, a presente proposta é que você imagine-se como o professor de uma turma. Sua tarefa será construir objetivos e atividades levando em consideração todo estudo efetuado. O conteúdo a ser estudado será: JOGOS/BRINCADEIRAS. Você poderá escolher uma série do Ensino Fundamental e acessar a Base Nacional Comum Curricular (2017) para verificar quais jogos/brincadeiras são propostos para os anos de escolarização. Após esta consulta, construa uma sequência de duas aulas.
Sua tarefa consiste em:
-Escrever dois objetivos para o ensino de Jogos/brincadeiras, um objetivo para cada aula. Para isso, retome os estudos e conceitos desenvolvidos na disciplina.
-Escrever no mínimo uma atividade para cada objetivo (se desejar pode escrever duas atividades). Pense: qual estratégia você utilizaria para alcançar o objetivo com a turma? Explique brevemente como você desenvolveria sua aula e o porquê escolheu determinada atividade, como ela permite alcançar os objetivos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
RESPOSTA: Disciplina educação física: 5º ano ensino fundamental TEMA: Lutas, Esgrima Adaptada Objetivo Geral: Apresentar aos alunos a esgrima e vivenciar de forma lúdica seus principais movimentos. Materiais: Bolas de tênis (ou de borracha) pequenas, jornal e giz branco. Aquecimento e alongamento: Inicie a aula com todos os alunos no círculo central da quadra fazendo alongamento estático e dinâmico, perguntando se alguém conhece uma luta que utilize espadas e o que sabe sobre ela. Quando a esgrima for citada, peça que os alunos contem mais sobre o que conhecem. Não levar mais que 10 minutos. Alongar membros superiores e inferiores. Desenvolvimento Trabalhando a defesa e os golpes iniciais: Metade da turma deve formar um círculo, deixando os demais dentro dele. Os que estão formando o círculo não podem sair do lugar, e o objetivo de quem está dentro é tocar o ombro de quem está parado. Quem for tocado troca de lugar com quem tocou. Os alunos poderão se proteger utilizando as mãos e evitando ser atingidos. Trabalhando a agilidade de ataque: com todos em duplas, um em frente ao outro, peça para um aluno encostar o pé direito com o pé direito do colega e a palma da mão direita com a palma da mão direita do colega. O objetivo é encostar no ombro do colega apenas com a mão esquerda. Em seguida fazer com mãos e pés esquerdos. agora, a dupla deve estabelecer uma pista de luta imaginária de mais ou menos 5 metros. Dê para cada um uma bola de tênis. Cada um fica de um lado dessa pista e deve encostar a bola em um local determinado do corpo do outro. É importante que a turma estabeleça as regras de toque em conjunto e que fique atenta a elas ao longo da luta. Uma possibilidade de pontuação: ao tocar (ou ser tocado), o aluno deve parar imediatamente e voltar para o seu lado, começando o jogo de novo. Também defina com a turma o número de toques que deverão ser dados para depois trocar de dupla. Outros materiais podem ser utilizados, como o giz branco (se os alunos usarem camisetas pretas), ou giz colorido (se estiverem com camisetas brancas) ou até mesmo uma espada adaptada com jornal e tinta guache. Volta a calma: Conversar com os estudantes em uma roda final sobre as principais dificuldades encontradas, enfatizando se foram respeitadas as regras tanto pelo adversário como pelo juiz, que pode ser você ou um aluno. Avaliação: atitudinal, procedimental e conceitual.
Explicação: