Neste momento, preciso que pesquisem ou reflitam sobre a questão e respondam:
1. O que é interlocução? Já ouviu falar nesse termo? Se não, o que você supõe que seja?
2. É possível identificar para quem um texto foi produzido?
3. Que elementos textuais permitem identificar o intelocutor/leitor de um texto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Elementos da comunicação dizem respeito a cada aspecto presente no fluxo comunicativo, desde o momento em que a mensagem é emitida, até quando é recebida e compreendida. É importante salientar que esses elementos estão presentes em qualquer tipo de comunicação e podem sofrer alterações para adequarem-se ao contexto em questão.
Leia também: Preconceito linguístico: rejeição às variedades linguísticas de menor prestígio
Quais são os elementos da comunicação?
Todos nós realizamos atos comunicativos do momento em que acordamos até a hora de voltarmos a dormir, e, para isso, podemos utilizar a linguagem verbal escrita, falada, bem como a linguagem não verbal. Para cada momento em que utilizamos essa ferramenta chamada linguagem, de forma consciente ou intuitiva, verificamos um esquema mínimo, uma estrutura que nos permite criar e compreender mensagens, conforme demonstrado a seguir.
Essa estrutura com a presença de seis elementos da comunicação foi divulgada por Roman Jakobson, linguista russo e um dos grandes teóricos que apresentaram ao mundo estudos referentes à linguagem e à comunicação.
De acordo com os seus estudos, em todos os atos comunicativos podemos perceber a presença de seis elementos: emissor (locutor), receptor (interlocutor), mensagem, canal, código e referente. Na ausência ou no mau uso de um dos elementos, diz-se que houve ruído na comunicação, o que significa dizer que ela não foi bem-sucedida. Nesse sentido, é importante conhecermos os elementos, para que possamos fazer um bom uso deles e estabelecermos atos comunicativos eficazes.
Explicação:
Resposta:
1-O diálogo é uma conversa durante a qual os interlocutores, interagindo um com o outro (dialogein[1] em grego), trocam argumentos com vistas a chegar a um acordo fundamentado.
O diálogo é uma conversa durante a qual os interlocutores, interagindo um com o outro (dialogein[1] em grego), trocam argumentos com vistas a chegar a um acordo fundamentado.
2-Tipos de ambiguidade
Uso indevido de pronomes possessivos.
Colocação inadequada de palavras.
Uso de forma indistinta entre o pronome relativo e a conjunção integrante.
Uso indevido de formas nominais.
3-QUE ELEMENTOS TEXTUAIS PERMITEM IDENTIFICAR O INTERLOCUTOR DE UM TEXTO? ... OS TEXTOS, ESCRITOS OU ORAIS, NÃO TÊM EXISTÊNCIA AUTONÔMA – POIS SUA SIGNIFICAÇÃO DEPENDE DO RECONHECIMENTO DE UM CONTEXTO E DA RELAÇÃO QUE OS LEITORES/OUVINTE ESTABELECEM COM ELE.
espero que ajude!
mim segui aí pfvr!
bons estudos!