Neste curso, durante o seu estudo, você refletiu sobre o portfólio, como registro de avaliação do processo de aprendizagem em Arte. Pode-se dizer que este registro é uma prática importante para o professor:
aprender a escrever narrando o comportamento dos alunos, facilitando, desse modo, a avaliação individual dos alunos.
descrever as atividades que foram planejadas e o modo como os alunos fizeram em sala de aula, a fim de não ocorrer falhas na execução do que foi planejado.
exercitar a escrita sobre si, narrando de modo confessional suas questões de vida funcional na instituição escolar.
registrar diariamente o que ele fez em sala de aula para refletir sobre o seu fazer nas reuniões com a coordenação.
registrar, refletir e tomar ciência da trajetória do trabalho, por meio da produção dos alunos, dos registros do professor em textos e fotografias dos processos de investigação e fazeres ocorrido nas aulas de Arte.
2.
Gilles Deleuze diz que “nunca se sabe de antemão como alguém chegará a aprender”. Sobre essa afirmação do filósofo, pode-se inferir que:
não há controle sobre a aprendizagem.
como professores, somos sabedores do saber sem saber qual será o resultado de nossas ações.
a avaliação iniciante é importante para a aprendizagem.
há vários tipos de professores e vários tipos de alunos na escola.
eficientes instrumentos de avaliação são fundamentais.
3.
/Resource/1123656,72A/Assets/Arte/img/content/art_m10t11b-cb.jpg
Para visualizar outros formatos de portfólio, como nutrição estética, podemos olhar os livros de artista para pensar:
novas formas de registro textual e visual para o portfólio, inserindo-o dentro da linguagem da arte.
o portfólio como um trabalho artístico, desmitificando nos alunos o conceito de que artista não escreve.
as possibilidades de uma forma de arte que não traz dificuldades para que seja feita uma releitura.
a superação das pastas pretas com sacos plásticos, já que o formato do Livro de Artista é mais adequado, por ser livro.
técnicas de encadernação artesanal, possibilitando que o portfólio seja também um conteúdo da aula de arte.
4.
Para você olhar o seu percurso neste curso e compor uma cartografia do seu trajeto, a proposta, para esta questão, será fazer agrupamentos utilizando como ferramenta alfinete, gancho e botão, tendo como referência as imagens da artista Regina Silveira.
/Resource/1123656,72A/Assets/Arte/img/content/art_m10qo09.jpg
Nesse contexto, as imagens da artista Regina Silveira são:
desenhos simples que facilitam a interpretação da proposição.
metáforas visuais para a elaboração da cartografia.
esquemas de objetos que operam com a cartografia.
imagens para ilustrar a proposição.
elementos-chaves para a construção da proposição.
5.
O estudo do módulo “Avaliação Contínua” em Arte contribui para a formação do professor-propositor, apontando as ferramentas articuladoras do seu fazer pedagógico. São elas:
Diário de bordo e portfólio.
Diário de bordo e metodologia da problematização.
Portfólio e síntese estética.
Livro da Vida e Diário de bordo.
territórios da Arte e cartografia dos saberes em Arte.
6.
Estabeleça a perfeita correlação entre as colunas:
Coluna 1
( 1 ) memória estetizada, apropriada, recuperada
( 2 ) registro da processualidade
( 3 ) cartografias de percursos realizados
Coluna 2
( ) Diário de bordo
( ) avaliação
( ) portfólio de professor-propositor
A alternativa correta é:
2, 3, 1
3, 2, 1
2, 1, 3
1, 2, 3
3, 1, 2
7.
No âmbito educacional, pode-se dizer que o portfólio é:
I. uma forma de o aluno apresentar, o seu processo artístico, assim como faz o artista;
II. um instrumento para dar visibilidade ao movimento da processualidade dos aprendizes;
III. uma forma de conversa entre professor e aprendizes que contribui para a avaliação.
Está correta a alternativa:
III
I
II e III
II
I, II e III
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta a questão 2 (Gilles Deleuze): "não há controle sobre a aprendizagem."
a) Diário de bordo e metodologia da problematização.
b) Portfólio e síntese estética.
c) Diário de bordo e portfólio.
d) territórios da Arte e cartografia dos saberes em Arte.
e) Livro da Vida e Diário de bordo.
Respondido por
2
1) registrar, refletir e tomar ciência da trajetória do trabalho, por meio da produção dos alunos, dos registros do professor em textos e fotografias dos processos de investigação e fazeres ocorrido nas aulas de Arte.
Perguntas interessantes
Coluna 1
( 1 ) memória estetizada, apropriada, recuperada
( 2 ) registro da processualidade
( 3 ) cartografias de percursos realizados
Coluna 2
( ) Diário de bordo
( ) avaliação
( ) portfólio de professor-propositor
A alternativa correta é:
a) 3, 2, 1
b) 1, 2, 3
c) 2, 1, 3
d) 2, 3, 1
e) 3, 1, 2