Neste capitulo, foram explicado os princípios da técnica de pasteurização, que tambem é utilizada para conservar o leite. Em que a pasteurização difere do processo UHT?
Soluções para a tarefa
É um processo de esterilização, e consiste em um pré-aquecimento do leite a 70o C e esterilização na própria embalagem à temperatura de 109 a 120o C, durante 20 a 40 minutos, seguida de rápido resfriamento a cerca de 30o C. Além do grande consumo de energia que encarece o processo e o produto final, a esterilização causa significativa deterioração na qualidade nutritiva do leite e sensível alteração em seu sabor. Normalmente embalado em garrafa de vidro ou de plástico, o leite esterilizado, mesmo com prazo de validade bem maior do que o do leite pasteurizado, nunca conquistou um grande número de consumidores.
A ultrapasteurização (UHT) apresenta vantagens tecnológicas em relação ao processo de pasteurização e esterilização, porque amplia o prazo de validade do produto, também sem necessidade de refrigeração, mas sem significativas alterações nas características essenciais do leite ou de sabor. O processo de ultrapasteurização, utilizado na produção de leite longa vida, consiste basicamente no seu tratamento a uma temperatura de 130º a 150o C, por 2 a 4 segundos, após o que o produto é resfriado a um temperatura inferior a 32o C e envasado em embalagem cartonada asséptica.