Nesta unidade estudada você teve um contato com agentes/atores políticos e econômicos, como o Governo, o Setor Produtivo e a Sociedade Civil. Todos interagem numa relação com interesses e consequências de curto e longo prazos, sendo que no curto prazo o mais importante é verificar o nível de emprego e consumo; e no longo prazo, os demais objetivos e interesses de todos os envolvidos. Assim, a ação do Estado tem influência direta e indireta sobre os demais agentes e atores, mas estes também influenciam e determinam o comportamento do Estado.
Explique a relação entre o Governo e os demais agentes/atores na Escola Clássica, de acordo com os conceitos do mercantilismo, e indique quais são as ações do Governo e as suas prioridades.
Soluções para a tarefa
A Escola Clássica surgiu nos finais do século XVIII, início do século XIX estando relacionada com a Revolução Industrial e, tem como base de pensamento o liberalismo económico.
Tendo como principal defensor Adam Smith, esta linha de pensamento pretende encontrar um equilíbrio entre a oferta e a demanda, defendendo a não intervenção do estado. A regulação do mercado deve ter na sua base a concorrência e, as necessidades humanas devem ser satisfeitas pela divisão do trabalho.
Assim, o principal papel do estado deve ser a proteção da sociedade.
A teoria é de que, em geral, o funcionamento da economia beneficia de uma intervenção mínima dos governos, que devem ter como preocupação proteger a propriedade privada e promover o livre comércio, com gastos limitador por parte do governo que se devem focar na educação, lei, defesa e ordem.