quais sao os medicamentos que compõe o tratamento das pessoas soropositivas e como agem no organismo ?
Soluções para a tarefa
O coquetel fornecido pelo Governo Federal através do SUS (Sistema Único de Saúde) são: Tenofovir (300mg), Lamivudina (300mg) e Efavirenz (600mg).
O Tenofir (TDF) e a Lamivudina (3TC) pertencem aos medicamentos classificados como Inibidores Nucleosídeos da Transcriptase Reversa.
Este tipo de medicação atua diretamente sobre a enzima transcriptase reversa, tornando defeituosa a cadeia de DNA que o vírus HIV cria dentro das células de defesa do organismo. Desta forma, os inibidores impedem a reprodução do vírus.
Além do TDF e do 3TC, existem outros medicamentos com esta mesma função: Abacavir (ABC), Didanosina (ddI),e o Zidovudina (AZT).
O Efavirenz (EFZ) pertence a classe dos medicamentos inibidores Não Nucleosídeos da Transcriptase Reversa.
Essa classe de medicamentos também atua sobre a enzima transcriptase reversa, porém atuam bloqueando diretamente sua ação e, consequentemente, a multiplicação do vírus. A Nevirapina (NVP) e a Etravirina (ETR) também têm esta função.
Existem ainda as medicações inibidoras da protease, as quais atuam diretamente sobre a enzima que produz novas células infectadas pelo HIV, a enzima protease.
Os medicamentos que apresentam esta função são: Atazanavir (ATV), Darunavir (DRV), Fosamprenavir (FPV), Lopinavir (LPV), Nelfinavir (NFV), Ritonavir (RTV), Saquinavir (SQV) eTipranavir (TPV).
Já a Enfuvirtida (T20) atua impedindo a entrada do vírus HIV nas células de defesa do organismo.
O Maraviroc (MRV) é também uma medicação que impede a entrada do HIV no organismo a partir do bloqueio dos receptores CCR5 (proteína localizada na superfície das células do sistema imunológico) impedindo a infecção destas células pelo HIV.