Nesta etapa da reflexão, você já percebeu que existe, atualmente, uma necessidade de aproximação da cultura digital como espaço de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no contexto da sala de aula, uma vez que esse é um meio de produção de linguagens. Com relação à cultura digital e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
A.
As ferramentas digitais, tais como redes sociais, redes de vagas de emprego, tutoriais e e-mails, não contribuem para uma reflexão crítica sobre as variações e os usos da língua portuguesa.
B.
A cultura digital ainda não está consolidada de forma que possa ser levada para o contexto da sala de aula. As produções em LP nesse campo não correspondem aos objetivos de um ensino adequado.
C.
Os jovens têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede, que se realizam de modo cada vez mais ágil.
D.
A cultura digital tem promovido mudanças sociais que são significativas, principalmente com o avanço e a multiplicação de diferentes tecnologias de informação e comunicação. Nesse panorama os jovens estão inseridos como consumidores.
E.
As incorreções em LP que são geradas no contexto das mídias digitais dificultam o trabalho do professor e não são consideradas práticas autorizadas de letramento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C - Os jovens têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede, que se realizam de modo cada vez mais ágil.
Explicação:
Resposta:
C.
Os jovens têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede, que se realizam de modo cada vez mais ágil.
Explicação:
Considerando o multiletramento e a diversidade cultural como elementos integrantes dos processos de ensino e aprendizagem, tem-se, também, a cultura digital como espaço de contribuição para o ensino de Língua Portuguesa (LP), uma vez que “os jovens têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede, que se realizam de modo cada vez mais ágil” (BRASIL, 2018, p. 61). A cultura digital tem promovido mudanças sociais que são significativas, principalmente com o avanço e a multiplicação de diferentes tecnologias de informação e comunicação. Nesse panorama os jovens estão inseridos como protagonistas, além de consumidores, e inovam os seus processos de comunicação de acordo com as exigências de cada nova tecnologia.