Nesta atividade iremos trabalhar com desenvolvimento de sistemas. O primeiro passo para o desenvolvimento de um sistema, é você entender o seu escopo, ou seja, qual o objetivo do sistema, qual o seu limite, qual a sua abrangência, qual o público alvo, entre outros itens.
O módulo a ser construído necessita que seja dado a entrada do código e do nome da pessoa (Catador de material reciclável) que trouxe os produtos recicláveis. Além destes dados, é necessário saber o peso do produto e qual o tipo do produto. Após esta coleta é necessário calcular o valor a pagar para esta pessoa, de acordo com a tabela de valores abaixo:
Tomem como base que o Catador de material reciclável sempre trará um único tipo de produto.
Sua função, é projetar um ALGORITMO EM PSEUDOCÓDIGO, que obtenha as entradas necessárias, e realize o devido processamento, a fim de fornecer o valor a ser pago ao Catador de material reciclável. Abaixo tem um modelo da saída em tela, fique a vontade para colocar um estilo de mensagem.
O Carlos com cadastro n. 20154, trouxe 100 quilos de plásticos, total a receber R$ 25,00.
Como entregar a atividade.
O ALGORITMO EM PSEUDOCÓDIGO, deverá ser produzido de acordo com a sintaxe abordada no livro em um editor de texto, salvo em (.txt), (.doc), (.docx) ou (.pdf) e anexado no ambiente da Atividade (no STUDEO).
ATENÇÃO: revise com bastante atenção a sua atividade antes de postá-la no ambiente. Verifique se não esqueceu nada, se é o arquivo correto, se está no formato correto, etc. Após o envio não serão permitidas alterações.
Soluções para a tarefa
Resposta:
algoritmo material reciclável
var
nome, produto: caractere
codigo: inteiro
quilos, valor: real
inicio
escreva ("Digite o nome: ")
leia (nome)
escreva ("Digite o código: ")
leia (codigo)
escreva ("Digite o item: ")
leia (produto)
escreva ("Digite o valor: ")
leia (valor)
escreva ("Digite o Kg: ")
leia (quilos)
valor <- valor * quilos
escreval
escreval (" Nome: ", nome)
escreval (" Código: ", codigo)
escreval (" Produto: ", produto)
escreval (" Quantidade em Kg: ", quilos)
escreval (" Valor a ser pago R$: ", valor:4:2)
fim
Explicação:
Esta é a execução, rodando perfeitamente. Teste realizado no visualG
Início da execução
Digite o nome: Raimundo
Digite o código: 12
Digite o item: metal
Digite o valor: 0.70
Digite o Kg: 50
Nome: Raimundo
Código: 12
Produto: metal
Quantidade em Kg: 50
Valor a ser pago R$: 35.00
Fim da execução.
Explicação:
Resposta:
Algoritmo "Pagamento"
//
//
// Descrição : função que calcula o valor a ser pago ao catador de materiais reciclaveis
// Autor(a) : Lauri Jefferson Miguel
// Data atual : 15/06/2020
Var
// Seção de Declarações das variáveis
codigo, Cod_Prod : inteiro; // Cria variável do tipo inteiro
nome, produto : caracter; // Cria variável do tipo String
peso, valor : real; // Cria Variável do tipo Real para armazenar resultado e peso
Inicio
// Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc...
escreval("Digite o código e o nome do fornecedor:")// Impressão
leia(codigo,nome) // Grava valores em variáveis
escreval("Agora informe o peso em kg dos produtos:")// Impressão
leia(peso) // Grava o valor pesado
escreval("Agora entre com o código do produto sendo as opções.:") // Imprime opções para escolha do produto fornecido
escreval("1 -> Plástcio;")
escreval("2 -> Vidro;")
escreval("3 -> Papel;")
escreval("4 -> Metal;")
escreval("")
leia(Cod_Prod)// lê o código do produto
escolha Cod_Prod // Case para decidir qual o valor será pago baseado no código do produto
caso 1
valor := (peso * 0.25)
produto := ("Plástico")
caso 2
valor := (peso * 0.32)
produto := ("Vidro")
caso 3
valor := (peso * 0.05)
produto := ("Papel")
caso 4
valor := (peso * 0.15)
produto := ("Metal")
fimescolha
Escreval("O Sr.",nome,", cadastro número.:", codigo, ",trouxe ",peso," quilos de ",produto,". Total a Receber.: R$",valor) // Imprime resultado com os valores das variáveis
Fimalgoritmo
Explicação:
Pessoal o Código acima está todo comentado, optei pelo caso, uma vez que o exercicio passa os valores fixos a serem pagos por estes produtos.