Português, perguntado por Jessicaferreirah, 1 ano atrás

Nesse trecho, o narrador emprega duas vezes um mesmo adjetivo para caracterizar Dona Inácia.
A) Identifique-o e explique a diferença de sentido que ele apresenta nas duas ocorrências.
B) Levando em conta a resposta ao item a, é válido afirmar que o narrador foi contraditório ao empregar o referido adjetivo para descrever a personagem? Justifique.
C) É possível identificar, no primeiro parágrafo, algum indício do envolvimento emocional do narrador em relação à personagem que ele descreve? Justifique.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por jotagold10p05jn2
13
Olá.  O adjetivo em questão é "excelente". No primeiro caso, (excelente Senhora) sintetiza as qualidades de Dona Inácia de acordo com os conceitos de sua época e sua classe, ou seja, de acordo com os olhares que ela tentava agradar.  No segundo caso, trata-se de uma ironia escancarada, já que a caracterização de Dona Inácia como "excelente" vem seguida de uma atitude totalmente contrária ao que se espera de uma pessoa com essa qualidade. Portanto, não se pode dizer que o autor foi contraditório, já que se trata de um recurso expressivo muito comum, chamado ironia. 
Quanto à existência, de envolvimento emocional por parte do autor, pode-se dizer que sim, o que se torna claro através do adjetivo pobre, que no contexto tem o sentido, de coitada. Isso revela o envolvimento emocional do autor com a personagem.
Perguntas interessantes