Português, perguntado por EllieMoore, 1 ano atrás

"HOJE É DIA DE MARIA
{...]

CENA 5
CASA DO SÍTIO / PÁTIO / EXTERIOR / MANHÃZINHA

O PAI, fraco, conduzido pela embriaguez e por uma saudade infinita dos bons tempos, começa a ter visões. O passado de sua história surge à sua frente, tão fresco e vívido como se tudo ali novamente estivesse. Os outros filhos, ainda crianças, brincavam por ali. O PAI, ainda fraco, se ergue para avistar sua própria história, vivinha, diante dos olhos:

Pai
Vorta, meus fio, e tudo... Vorta, minha... Vorta, minha muié... O que foi feito d´ocê, meus óio d'água? Ô, Deus, se o Senhor existe de verdade verdadera, por que é que o Senhor me levo ela de nóis? O que foi que fiz pra merecê este castigo? Me levar a mãezinha de Maria, meu amor... O mundo desandou que inté pareceu que sartô fora dos eixo. Tudo ficou ao desgoverno, desarvorado como planta sem raiz, casa sem teto e corpo sem alma... Vorta, minha moça... minha senhora, minha rainha, cadê? Vorta, minha amada...

O PAI ergue os olhos e vê a MÃE de MARIA banhada pela clara luz do sol. Ficamos conhecendo sua antiga AMADA, sua esposa, que ele vê trazendo MARIA nos braços enquanto alimenta aves e passarinhos que vão surgindo ao seu redor. A MÃE caminha em direção ao PAI.

Pai
Ô Deus... Mas agora o Senhor tá me trazendo ela de vorta, num é mermo? É isso sim, que eu to vendo...
[...]"
ABREU, Luís Alberto de; CARVALHO, Luiz Fernando. Hoje é dia de Maria. São Paulo: Globo, 2005.
Sabendo que “variações linguísticas são diferenças que uma mesma língua apresenta quando é utilizada, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas”, responda: Esse texto é um exemplo de:

(A)
variação histórica.

(B)
variação social.

(C)
variação geográfica.

(D)
variação situacional.

(E)
variação etária.

Soluções para a tarefa

Respondido por nalaauraleite
1
ACHO Q É A LETRA (A)


Perguntas interessantes