Português, perguntado por Usuário anônimo, 8 meses atrás

Nesse texto, no trecho “Conservei-me à porta, a ver se, ao longe, ainda olharia para trás, mas não olhou.” (11º parágrafo), a expressão destacada foi usada para

apontar explicação.
definir conclusão.
indicar adição.
marcar oposição.
sugerir alternância.

escolha uma alternativa


thiagoframkemberger0: Gente, ta errado, a questão está pedindo o que indica a palavra destacada "Mas" mas não indica oposição, indica adição, pois ele esta adicionando mais uma informação, como por ex:Eu comprei um brinquedo. A gente sabe que eu comprei um brinquedo, e se eu adicionar uma informação com "mas"?. "Eu comprei um brinquedo, mas ele veio quebrado.
pedro24111997: campeão a conjunção "mas" tem valor diferente de "mais"
LizTrevous: errado está vc, ''mais'' é para adicionar mais informações. '' eu queria mais dele, mais do seu sorriso, mais do seu toque''. ''Mas'' é para ter a oposição de ideias. '' Eu o amava, mas ele amava Rosa ''.
kxmacedo: Qual é o objetivo comunicativo desse texto?

Soluções para a tarefa

Respondido por justisanderli
138

Resposta:

oposição

Explicação:

contariedade de ideias

Respondido por pedro24111997
60

 A alternativa correta corresponde a  "marcar oposição", a expressão grifada no trecho corresponde ao termo "mas", esse termo é uma conjunção adversativa que traz o sentido de oposição.

   A conjunção adversativa é usada para quebra a expectativa de um evento que esta acontecendo na oração, como é visto no trecho da questão. As conjunções tem a importante função de conectar orações por subordinação ou coordenação.

   As conjunções subordinativas conectam orações que são dependentes sintaticamente, já as orações que são ligadas por conjunções coordenativas são independentes simpaticamente.

Aprenda mais sobre conjunções:https://brainly.com.br/tarefa/20263205

Anexos:

matheusvieira099: Qual característica do Romantismo se destaca na primeira estrofe desse texto?

A idealização do indígena.
A fuga da realidade.
A importância da religiosidade.
O nacionalismo exacerbado.
O pessimismo amoroso.
Perguntas interessantes