Nesse texto, lemos sobre tsunamis e furacões - fenômenos que não ocorrem no nosso país. Dependendo da região em que moramos, temos a experiência da chuva forte ou da seca extrema. Escolha um deles e crie um texto em forma também de entrevista. Você é o entrevistador e o entrevistado pode ser uma pessoa mais velha da sua cidade. Crie as perguntas e colha as respostas do seu entrevistado. Vamos lá?
me ajudem
Soluções para a tarefa
Na produção de uma entrevista é importante seguir a estrutura previamente estipulada. Entre o processo de decisão de tema, a criação do roteiro, e a revisão, a linguagem adotada deve variar consoante o momento, sendo notado o formalismo na entrevista.
As chuvas fortes no Nordeste
'Pernambuco, Paraíba a Alagoas têm sido fustigados pelas chuvas fortes recentemente' pode ser uma introdução proposta a fim de se iniciar a entrevista.
A escolha do entrevistado é de caráter pessoal. É conveniente a escolha de indivíduos afetados pelas alterações climáticas, como por exemplo: carteiros, pais ou caminhoneiros.
Na escolha de perguntas, dirigidas ao entrevistado, é necessário atenção para não fugir do tema a ser considerado.
Alguns exemplos de perguntas são indicados em seguida:
- 'O Nordeste tem vindo a ser afetado pelas chuvas nas últimas semanas. Observou mudanças na sua rotina, pessoal ou laboral, por causa destas alterações climáticas?'
- 'Em comparação com anos anteriores, acha que as chuvas fortes têm ocorrido com maior frequência?'
- 'Na sua opinião, quais os impactos causados no cotidiano dos cidadãos de Paraíba?'
- 'Em comparação com a cidade de Santa Rita de Cássia, na Bahia, as chuvas não se fazem sentir na região à quase seis meses. Consideraria uma mudança de cidade, a fim de não sofrer mais prejuízos futuramente?'
Entenda mais sobre oralidade, leitura e escrita aqui: https://brainly.com.br/tarefa/51929234
#SPJ1