Administração, perguntado por erikaferreira7873, 11 meses atrás

Nesse sentido, qual a importância de haver essa estrutura de controle em termos de eficácia da gestão dos recursos públicos? Cite exemplos de gastos públicos que podem ser mais eficazes a partir dessa estrutura de controle. Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
7

O controle dos gastos públicos se faz importante para a promoção do desenvolvimento social do país. Nesta perspectiva, o controle dos gastos públicos é vital para o acompanhamento dos valores que estão sendo gastos em obras públicas e programas sociais.

Como exemplos de gastos que poderiam ser mais eficazes, podemos citar:

compra de materiais - para as atividades administrativas do Poder Público (nas três esferas);

custos com oficinas mecânicas - que são responsáveis pela manutenção dos veículos públicos.

Com o controle eficiente dos gastos, o Poder Público pode aplicar o dinheiro que sobra em outras áreas sociais importantes, como saúde, educação, segurança pública.

Até breve!

Respondido por sthealbup5kvue
0

Resposta:

Explicação:

a participação popular, a ação coletiva na gestão e o controle é um instrumento que vem diminuindo as irregularidades e melhorando a questão de problemas, tornando mais eficiente e eficaz o gerenciamento e a execução de políticas e instituições públicas governamentais, trazendo mais transparência e clareza, e gerando maior fiscalização em relação às atividades desenvolvidas, aos recursos e aos serviços direcionados ao setor público. o controle é de fundamental importância para o serviço público, pois configura-se como de forma absoluta e objetiva que nos possibilita indagar se estamos ou não, atingindo as metas e os objetivos propostos inicialmente.

No setor público, o controle das ações tem sido tratado com grande importância tanto pelos gestores quanto pela população, evidenciando a necessidade de mais qualidade, competência. A qualidade da gestão pública tem que ser orientada para o cidadão, e desenvolver-se dentro do espaço constitucional demarcado pelos princípios da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência,

que resulta da relação entre metas alcançadas versus metas pretendida e significa fazer mais com menos recurso.Nesse sentido, entende-se que a garantia no cumprimento das metas traçadas e o comando que um gestor exerce sobre os atos de seus subordinados, de maneira que possa revelar eventuais desvios ou erros, os quais deverão ser corrigidos no futuro, são características do Controle Interno.

Começaremos pela definição de gastos por se tratar de um conceito extremamente amplo, pois todos os bens e serviços adquiridos por um órgão público são considerados como gastos em algum momento de sua existência. Sendo assim, existem gastos com a compra de matérias-primas, mão de obra, insumos,e folha de pagamentos de funcionários Porém, se alguma quantia for destinada para cobrir alguma atividade inesperada, ou para completar algum custo ou despesa que passou daquilo já foi previamente planejado, este item é considerado como gasto excessivo.

Perguntas interessantes