Nesse mundo globalizado em que vivemos, falar no uso de tecnologias da informação é super comum, não é mesmo? Nossas rotinas são permeadas por essas ferramentas as quais facilitam nosso cotidiano e otimizam nosso dia a dia, das tarefas mais simples às mais complexas! No campo empresarial não é diferente... Organizações se desenvolvem o tempo todo a partir do investimento e implementação de novas ferramentas as quais possibilitam o aprimoramento contínuo no que diz respeito à realização de seus processos e práticas com cada vez mais eficiência e eficácia rumo aos objetivos organizacionais. Quando transpomos esse contexto para o âmbito da gestão em si, podemos perceber o uso das tecnologias da informação tanto sob a perspectiva gerencial/organizacional, quanto pensando na própria ideia de inovação e potencial inovador das organizações – que pode ser voltado ao produto em si; ao processo produtivo baseado em tecnologias etc. Neste contexto, este fórum convida você a refletir sobre o uso dessas tecnologias como forma de desenvolver e agilizar os processos e práticas de gestão, otimizando a execução por parte dos profissionais do campo e, também, facilitando a vida dos usuários/público-alvo os quais recebem produtos melhorados com maiores níveis de qualidade. Sua missão neste fórum é pesquisar e compartilhar aqui com seus colegas pelo menos um exemplo do uso de tecnologias no campo da gestão, sendo que tal exemplo precisa consistir em um case! Em outras palavras, você deve fazer uma busca/pesquisa sobre o uso de novas ferramentas/tecnologias no campo gerencial, abarcando a noção de inovação e/ou melhoramento contínuo e escolher um caso/exemplo que chamou sua atenção e compartilhar aqui! Lembrando que é importante, além da apresentação do case, explicá-lo... Assim, teremos vários compartilhamentos e ampliaremos nosso conhecimento com relação ao uso de diferentes ferramentas e cases de sucesso... Esse contato com diversos exemplos ampliará nosso olhar e nos permitirá ampliar também nosso potencial inovador e criativo a partir da compreensão de boas práticas!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A gestão de qualidade é um assunto obrigatório nas organizações, afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos. Isso significa que, sem um padrão adequado, nenhuma empresa consegue se manter no mercado, vender e competir com as outras.
A gestão de qualidade depende de uma série de soluções como, por exemplo, o investimento em novas tecnologias para controlar e potencializar os processos diários. No entanto, muitas organizações continuam calculando o custo de investir na estratégia quando, na verdade, deveriam mensurar o custo de não investir. Erro grave, pois uma gestão focada na qualidade otimiza processos, entrega soluções compatíveis com os interesses dos clientes e gera resultados.
Pensando em tudo isso, elaboramos este artigo. Hoje, você vai entender a importância da gestão de qualidade nas empresas. Continue a leitura!
Explicação:
A gestão de qualidade é uma estratégia de busca contínua por elevados padrões, visando melhorar o desempenho das pessoas, os processos, os produtos e o próprio ambiente de trabalho. Para tanto, são utilizadas filosofias, métodos e tecnologias que são aplicadas à empresa.
A preocupação com a qualidade ganhou força no Japão, no período pós-guerra. Como as empresas precisavam melhorar sua reputação e ganhar mercado, passaram a investir em soluções — e daí surgiram muitos métodos de gestão total da qualidade.
Na atualidade, há três principais pilares para a qualidade: a comunicação, a busca pela melhoria contínua e o uso de adequadas tecnologias — o que será visto adiante.
Existe uma certificação internacional que serve para indicar ao mercado que uma empresa atua dentro dos parâmetros tidos como ideais para oferecer a qualidade em seus serviços. Trata-se da International Organization for Standardization, (em português “Organização Internacional de Normalização”) ISO.
Com ela, os entes envolvidos com a empresa, como consumidores e fornecedores, podem estar seguros de que os procedimentos realizados pela companhia estão de acordo com as exigências das normas internacionais. Essa certificação representa o caminho mais indicado para que as empresas ajustem suas ações e processos.
Importância da gestão de qualidade nas empresas
São muitos os benefícios de investir nessa estratégia, os quais permeiam processos, áreas e equipes da organização. Aqui, vamos citar os quatro principais.
Aumento da satisfação dos clientes finais
A satisfação dos clientes precisa ser uma preocupação primária. No entanto, sem qualidade é quase impossível mantê-los satisfeitos e encantados com o produto/empresa. Logo, também é improvável estabelecer um relacionamento.
Investir na qualidade é buscar um padrão de excelência e atender da melhor maneira possível as necessidades e os desejos dos clientes. Desse modo, será possível mantê-los felizes e interessados, além de transformá-los em embaixadores da marca.